- Todo o Evangelho se resume a isto: Jesus Cristo ressuscitou e está vivo; nós vimo-lo! A ressurreição de Cristo é uma realidade que salta fora da história. Mas é à luz dela que nós podemos compreender e interpretar essa mesma história: a da humanidade, a do próprio Cristo e a de cada um de nós.
- É pela fé, sob o impulso do Espírito Santo, sustentados pela Eucaristia e a exemplo de Maria e das primeiras testemunhas, que milhões e milhões de cristãos foram, são e continuarão a ser no mundo testemunhas da Ressurreição de Cristo e pedras vivas da construção do REINO DE DEUS, para a eternidade.
- Desde Simão Pedro até ao Papa Francisco não tem cessado de crescer no mundo o número dos apóstolos e mártires, virgens e missionários, bispos e sacerdotes, pais e mães, jovens e velhos, pessoas anónimas ou gente ilustre… que em Jerusalém, Antioquia, Corinto ou Roma, como em Lisboa, Londres, Zagreb, Goa ou Rio de Janeiro e em toda a terra, vão aumentando a multidão impossível de contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, dos chamados a vitoriar o Cordeiro e a proclamar a salvação do nosso Deus.