Vaticano: Papa recorda vítimas das inundações na Índia, Nepal e Bangladesh

Francisco renova apelos em defesa da minoria rohingya

Cidade do Vaticano, 27 ago 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recordou hoje no Vaticano as vítimas das inundações das últimas semanas na Índia, Nepal e Bangladesh, que provocaram cerca de mil mortes, e renovou o apelo em defesa da minoria rohingya.

“Nos últimos dias, grandes inundações atingiram o Bangladesh, o Nepal e a Índia. Manifesto a minha proximidade às populações e rezo pelas vítimas e por quantos sofrem por causa desta calamidade”, ”, disse, após a recitação da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício.

Falando perante os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, Francisco evocou as “tristes notícias” que dizem respeito à “perseguição” da minoria religiosa dos rohingya, na antiga Birmânia.

“Quero exprimir-lhes a minha proximidade e, todos nós, peçamos ao Senhor que os salve e suscite homens e mulheres de boa vontade que os ajudem, que lhes ofereçam plenos direitos. Rezemos também pelos irmãos rohingya”, apelou.

As autoridades de Mianmar informaram este sábado que 89 pessoas, sobretudo rebeldes da minoria rohingya, morreram na sequência de ataques contra postos da polícia e do exército.

A situação dos rohingya tem merecido a atenção do atual pontífice em várias intervenções.

O encontro dominical no Vaticano começou com uma reflexão do Papa sobre a Igreja como uma “comunidade de vida”, um edifício com várias pedras, todas com “um lugar e uma missão” próprias.

“Cada um de nós é uma pequena pedra, mas nas mãos de Jesus participa na construção da Igreja”, que precisa sempre de “ser reformada, reparada”, observou.

A intervenção realçou que esta comunidade eclesial tem um “centro de comunhão visível em Pedro”, a figura do Papa, como bispo de Roma.

Francisco despediu-se com os tradicionais votos de bom domingo e bom almoço para todos, pedindo orações por si.

OC