Consistório marcado para 29 de junho
Cidade do Vaticano, 20 mai 2018 (Ecclesia) – O Papa anunciou hoje no Vaticano a criação, como cardeal, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, de 71 anos.
O consistório para a criação de 14 novos cardeais (11 eleitores) está marcado para 29 de junho, no Vaticano.
“Apraz-me anunciar que a 29 de junho vou presidir a um Consistório para a nomeação de 14 novos cardeais, cuja proveniência exprime a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra. A inclusão dos novos cardeais na Diocese de Roma, por outro lado, manifesta a ligação inquebrável entre a sede de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”, disse Francisco.
O nome de D. António Marto foi o sétimo a ser anunciado, numa lista que inclui colaboradores diretos do Papa e algumas surpresas, como responsáveis do Paquistão, Peru ou Madagáscar.
O padre Vítor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima e um dos mais diretos colaboradores do futuro cardeal, disse à Agência ECCLESIA que esta decisão mostra “reconhecimento” pelo trabalho que tem sido desenvolvido na diocese e no santuário por D. António Marto.
O sacerdote fala numa “grande honra” para a Diocese de Leiria-Fátima, cujo bispo vai tornar-se no quinto cardeal português do século XXI e segundo a ser designado no atual pontificado.
D. António Marto junta-se assim a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro e D. Manuel Clemente no Colégio Cardinalício.
“Em primeiro lugar felicitamos o Senhor D. António Marto por esta escolha; em segundo lugar, reconhecemos nela uma deferência para com Fátima” disse ao Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima o reitor da instituição, padre Carlos Cabecinhas.
A 29 de junho, o Colégio Cardinalício vai passar a contar com 125 eleitores (59 dos quais criados por Francisco) e 102 cardeais com mais de 80 anos, os quais não têm direito a voto num eventual Conclave para eleição de um novo Papa.
OC/PR