Vaticano: Papa evoca fim da I Guerra Mundial com mensagem em favor da paz

Sinos tocam em igrejas de todo o mundo para assinalar centenário do Armistício

Papa Francisco visita cemitério militar no aniversário da I Guerra Mundial (imagem de arquivo)

Cidade do Vaticano, 11 nov 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou hoje no Vaticano o centenário do fim da I Guerra Mundial (1914-1918), pedindo que todos aprendam a lição desta “tragédia”.

“Ao rezarmos por todas as vítimas desta enorme tragédia, digamos com força: apostemos na paz, não na guerra”, declarou, desde a janela do apartamento pontifício, onde presidiu à recitação da oração do ângelus.

Francisco recordou as palavras de Bento XV, pontífice entre 1914 e 1922, que definiu a primeira Grande Guerra como um “massacre inútil”.

Para assinalar o centenário do Armistício, o Papa anunciou que os sinos das igrejas em todo o mundo, “incluindo as da Basílica de São Pedro”, vão tocar pelas 12h30 (hora de Lisboa).


A página histórica do primeiro conflito mundial é, para todos, uma severa advertência para refutar a cultura da guerra e procurar todos os meios legítimos para pôr fim aos conflitos que ainda ensanguentam várias regiões do mundo. Parece que não aprendemos”.

Portugal participou na frente ocidental da I Guerra Mundial ao lado dos aliados, a partir de 1917, com o Corpo Expedicionário, que acabaria derrotado na Batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918.

Esta guerra mobilizou mais de 70 milhões de militares e resultou em vários milhões de mortos e feridos; as partes assinaram um cessar-fogo a 11 de novembro de 1918.

O Papa Francisco recordou ainda a celebração da memória de São Martinho de Tours, militar, que a Igreja Católica assinala anualmente neste dia: “Ele cortou em dois o seu manto para partilhá-lo com um pobre. Que este gesto de solidariedade humana indique a todos o caminho para a paz”.

As comunidades católicas vão celebrar, no próximo domingo, o II Dia Mundial dos Pobres, com várias iniciativas de “evangelização, oração e partilha”.

“Também aqui, na Praça de São Pedro, foi preparado um espaço de saúde que, durante uma semana, vai oferecer cuidados aos que passam por necessidades”, adiantou o Papa.

Francisco deseja que esta jornada, criada por si, “favoreça uma atenção crescente às necessidades do últimos e dos marginalizados, dos famintos”.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.