Vaticano: Papa em viagem ao Mianmar e Bangladesh com mensagem de «esperança»

Visita aos países asiáticos representa desafio diplomático, com a crise dos rohingya como pano de fundo

Cidade do Vaticano, 26 nov 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai iniciar hoje a sua 21ª viagem internacional, com passagens pelo Mianmar e Bangladesh, afirmando que a visita aos países asiáticos quer ser sinal de “esperança”.

“Peço-vos que me acompanheis com a oração, para que a minha presença seja para aquelas populações um sinal de proximidade e de esperança”, disse a milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a recitação do ângelus, horas antes da sua partida (21h40 de Roma, menos uma em Lisboa).

Até 2 de dezembro, Francisco será o primeiro Papa a visitar a antiga Birmânia, país de maioria budista, e o segundo no vizinho Bangladesh, de maioria muçulmana.

Os dois países estão no centro de uma crise humana por causa da fuga da minoria rohingya, situação já denunciada pela ONU.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse à Rádio Vaticano que o Papa já manifestou em várias ocasiões “a sua atenção em relação à situação destes refugiados

“O seu apelo é um convite a uma solução duradoura destes problemas, sobretudo naquilo que diz respeito ao Estado de Rakhine, em Mianmar, e os refugiados que vivem esta situação”, precisou.

O responsável diplomático da Santa Sé adianta também que, no Bangladesh, o Papa vai sublinhar a “relação entre a pobreza, as mudanças climáticas e a degradação ambiental”.

O Bangladesh e o Mianmar assinaram na última semana um acordo para o repatriamento de mais de 620 mil membros da minoria ‘rohingya’ que fugiram da violência em território birmanês para aquele país.

A confederação internacional da Cáritas apresenta, online, uma reportagem nos campos de refugiados que acolhem estas populações.

Francisco vai reunir-se a 30 de novembro com o comandante do Exército, general Min Aung Hlaing, em Rangum, capital do Mianmar.

Um “pequeno grupo” de refugiados rohingya vai estar presente num encontro inter-religioso pela paz na capital de Bangladesh, Daca, na tarde de 1 de dezembro.

O porta-voz do Vaticano adiantou que o Papa vai deslocar-se em carro fechado, não-blindado, nas suas deslocações nestes países, onde os cristãos são uma minoria (1,27% da população em Mianmar, 0,24% no Bangladesh).

Neste regresso à Ásia, quase três anos depois, o Papa vai percorrer mais de 17 mil quilómetros, numa agenda que inclui encontros com a antiga Prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, responsáveis políticos, líderes católicos e com o Conselho Supremo dos Monges Budistas de Mianmar.

No Bangladesh, o Papa Francisco vai visitar o memorial nacional aos mártires de Savar, falando a autoridades políticas e religiosas.

O programa inclui um momento inter-religioso de oração pela paz.

O Papa fez até hoje 20 viagens internacionais, nas quais visitou o Brasil, Jordânia, Israel, Palestina, Coreia do Sul, Turquia, Sri Lanka, Filipinas, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba e Estados Unidos da América, Quénia, Uganda, República Centro-Africana, México, Arménia, Polónia, Geórgia, Azerbaijão, Suécia, Egito, Portugal e Colômbia, bem como as cidades de Estrasburgo (França), onde passou pelo Parlamento Europeu e o Conselho da Europa, Tirana (Albânia), Sarajevo (Bósnia-Herzegovina) e Lesbos (Grécia).

Este sábado, como tem sido tradição, Francisco dirigiu-se à Basílica Santa Maria Maior, centro de Roma, para rezar diante do ícone da Salus Popoli Romani e confiar à Virgem Maria a sua visita ao Mianmar e Bangladesh.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.