Vaticano: Papa alerta para «vazios» de oração e atenção ao próximo na vida cristã

Francisco fala da necessidade de alterar comportamentos para preparar o Natal

Cidade do Vaticano, 10 dez 2017 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje para “vazios” nas práticas da oração e de atenção ao próximo que surgem na vida dos cristãos, pedindo uma alteração de comportamentos para preparar o Natal nas semanas que o antecedem.

“É um tempo [o Advento] para reconhecer os vazios a preencher na nossa vida, para aplanar a aspereza do orgulho e dar espaço a Jesus que vem”, referiu, perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a recitação da oração do ângelus.

Francisco elencou de seguida alguns desses vazios a preencher no tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus.

“Um vazio na nossa vida pode ser o facto de não rezarmos ou rezarmos pouco. O Advento é, então, o momento favorável para rezar com mais intensidade, para reservar para a vida espiritual o lugar importante que lhe é devido”, precisou.

Outro ponto referido pelo pontífice foi a “falta de caridade para com o próximo”, sobretudo com as pessoas que precisam de ajuda não só material mas também espiritual.

“Somos chamados a estar mais atentos às necessidades dos outros, mais próximos”, acrescentou o Papa.

O encontro de oração concluiu-se votos de bom domingo e “bom caminho de Advento, preparando o caminho do Senhor que vem”.

OC