«Urbi et Orbi»: Papa recorda vítimas da pandemia e pede distribuição mundial das vacinas contra Covid-19

Cidade do Vaticano, 04 abr 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco recordou hoje, na sua mensagem de Páscoa, as vítimas da pandemia e pediu uma distribuição mundial das vacinas contra Covid-19, em particular para os mais pobres.

“Todos, sobretudo as pessoas mais frágeis, precisam de assistência e têm direito a usufruir dos cuidados necessários. Isto é ainda mais evidente neste tempo em que todos somos chamados a combater a pandemia, e um instrumento essencial nesta luta são as vacinas”, indicou, na Basílica de São Pedro, onde concedeu a bênção Urbi et Orbi’ [à cidade (de Roma) e ao mundo], no dia da festa mais importante para a Igreja Católica, que assinala a ressurreição de Jesus.

Francisco falou num “internacionalismo das vacinas”, propondo a toda a comunidade internacional “um empenho partilhado para superar os atrasos na distribuição delas e facilitar a sua partilha, especialmente com os países mais pobres.

A intervenção, transmitida para milhões de pessoas em todo o mundo, começou por apresentar a ressurreição de Jesus como sinal de “esperança para quantos ainda sofrem devido à pandemia, para os doentes e para quem perdeu um ente querido”.

“Que o Senhor lhes dê conforto, e apoie médicos e enfermeiros no seu cansaço”, assinalou o pontífice.

A mensagem deixou uma palavra aos jovens que ficaram “sem ir à escola ou à universidade e sem partilhar o tempo com os amigos”.

“Todos precisamos de viver relações humanas reais e não apenas virtuais, sobretudo na idade em que se formam o caráter e a personalidade”, indicou o Papa.

Francisco recordou os que perderam o trabalho ou atravessam dificuldades económicas e “carecem de adequada proteção social”.

“Que o Senhor inspire a ação das autoridades públicas para que a todos, especialmente às famílias mais necessitadas, sejam oferecidas as ajudas necessárias para um condigno sustento. Infelizmente a pandemia elevou de maneira dramática o número dos pobres, fazendo cair no desespero milhares de pessoas”, alertou.

O Papa sublinhou que a Páscoa não é a celebração de uma “miragem” ou de uma “fuga” face às dificuldades, reconhecendo que a pandemia “está ainda em pleno desenvolvimento”.

“A crise social e económica é muito pesada, especialmente para os mais pobres; apesar disso – e é escandaloso –, não cessam os conflitos armados e reforçam-se os arsenais militares. E isto é o escândalo de hoje”, apontou.

No meio desta complexa realidade, o anúncio de Páscoa encerra em poucas palavras um acontecimento que dá a esperança que não dececiona: ‘Jesus, o crucificado, ressuscitou’. Não nos fala de anjos nem de fantasmas, mas dum homem, um homem de carne e osso, com um rosto e um nome: Jesus”.

O Papa começou com votos de “boa, santa e serena Páscoa”, recordando depois todos os cristãos que celebram a sua maior festa “no meio de grandes limitações e, às vezes, sem poderem sequer ir às celebrações litúrgicas”.

“Rezemos para que tais limitações, bem como toda a limitação à liberdade de culto e religião no mundo, sejam removidas e cada um possa livremente rezar e louvar a Deus”, pediu.

Francisco destacou que Jesus ressuscitado “traz impressas as chagas das mãos, dos pés e do peito”, como sinal de esperança para todos, porque os “sofrimentos são transfigurados”.

“Quem sofre uma provação dura, no corpo e no espírito, pode encontrar refúgio nestas chagas, receber através delas a graça da esperança que não dececiona”, indicou.

O Papa encerrou a sua intervenção renovando os votos de “boa, santa e serena Páscoa”.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.