Uma amizade é muito difícil

Nenhuma relação é fácil e quanto mais profunda for mais dura se torna.

Na amizade há dois pontos de partida e dois pontos de chegada. Duas vidas que devem ser sempre independentes e livres. Um amigo sabe quando é tempo de se aproximar e quando é tempo de se afastar. A amizade supõe uma distância grande entre as pessoas, como se tivessem sempre espaço à sua disposição, ar à sua volta e tempo sem pressa.

Nem muito perto, nem demasiado distante.

É essencial que saibamos compreender o que é o respeito. Isso envolve aceitar que outras pessoas o julguem de forma diferente, mas, ainda que o considerem menos do que nós, nunca devemos ultrapassar os nossos limites. Se o outro tiver uma ideia de respeito mais alargada do que a nossa, então é a dele que deve ser tida em conta.

Um amigo não se empresta a si mesmo, dá-se. A amizade é uma manifestação do amor. A amizade é um amor de pés bem assentes na terra!

A felicidade é impossível sem amigos, mas não nos devemos convencer de que os temos em abundância, porque a maior parte desaparecerá assim que se vir o primeiro relâmpago forte e antes mesmo do trovão! Outros revelam que não são amigos quando não são capazes de ficar felizes com os nossos sucessos.

Um amigo é alguém como nós. Nem melhor, nem pior. Capaz de repartir o pouco e o muito, as aflições e, da mesma forma, os contentamentos.

Um amigo não morre sozinho. Com ele leva o quanto lhe dei, comigo fica tudo quanto de si me deu.

Abrir a porta que existe entre nós e o outro, permitindo a partilha, é a chave para que se abra a porta do céu para nós.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: José Luís Nunes Martins

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.