Todos temos um Putin dentro de nós

A maior parte dos males que nos fazem sofrer nascem no fundo de nós. Há até quem fuja dos males que estão em si…

As vontades mais perversas disfarçam-se sempre de bem. Apresentam-se como bondosas e passam despercebidas, porque nos entram no coração sem que nos demos conta.

Talvez um dos maiores dons de sabedoria seria o de conhecermos com rigor todos os males que fazemos, a nós mesmos e aos outros.

Cada homem tem um senhor da guerra que vive no seu coração. Se é forte e poderoso ou se não passa de um pobre malfeitor à espera de que lhe deem uma oportunidade, isso já depende muito de cada um de nós, e da forma como procuramos ser quem queremos ser.

O mal em nós procura que vivamos sem humanidade. Esconde os erros e apresenta-se como fonte daquilo em que somos superiores. Faz de nós orgulhosos e dá-nos muitas razões para sermos egoístas. Na verdade, segundo o mal, ninguém é melhor do que nós!

O mal é um erro. Quem segue as suas vontades de exterminação e supremacia acaba por se dividir a si mesmo, pois nega aquilo em que é igual ao outro.

Os instintos do mal são vigorosos. Nunca devem ser tomados por inocentes ou naturais. Se não forem combatidos enquanto pequenos, crescem, dominam-nos e apoderam-se do que somos.

Não devemos ignorar as sombras que nos habitam, nem tentar escapar-lhes. De pouco serve tentar explicá-las ou resolvê-las com debates de razões. Só o amor as vence.

Saibamos olhar o mal que há em nós, olhos nos olhos, reconhecendo-o, perdoando-o e perdoando-nos por termos depositado a nossa confiança naquele que nos seduziu mentindo, e que, na verdade, apenas procura que sejamos escravos da sua vontade.

Saiba eu perdoar e ajudar o outro.

Saiba eu viver em paz comigo mesmo e com o mundo.

Se de um mal deriva sempre outro, também do bem assim é.

Se no mal a multiplicação se faz pela destruição e pela separação, o bem multiplica-se pela capacidade de criar mais e mais, pelo amor que faz milagres, que move montanhas, e que inspira os outros a buscar a felicidade onde ela os espera.

 

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/

Autor: José Luís Nunes Martins

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.