Solidariedade: Cáritas Portuguesa lança campanha natalícia de 2016

«Precisamos muito de transformar o sentido do Natal» – Eugénio Fonseca

Fátima, 21 nov 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa promove até janeiro a sua campanha de Natal ‘10 Milhões de Estrelas’ de 2016, promovendo uma recolha de fundo e ações de sensibilização em favor da paz.

“Já não queremos natais que sejam só para consumir, para anestesiarmos a nossa consciência fazendo o bem, esquecendo depois a 26 de dezembro que temos de continuar a ser responsáveis uns pelos outros”, ”, disse Eugénio Fonseca,presidente da organização, à Agência ECCLESIA.

O tema esteve em debate entre sábado e domingo no Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que decorreu em Fátima.

A operação natalícia, que chegou a Portugal em 2003, convida todos a adquirir uma vela, pelo valor simbólico de 1 euro, recolhendo fundos para apoiar pessoas e famílias em situação de pobreza, através de projetos nacionais e internacionais.

O presidente da organização católica observou que a “a rotina” não “desvaneça o interesse do povo português” e, neste contexto, incentivou ao empenho “numa reflexão pessoal”.

“Vamos pôr as nossas velas nas janelas das nossas casas para que   se passarem José, Maria e o Menino, que são pobres, os excluídos de hoje – abramos a porta e os coloquemos à mesa com dignidade”, desenvolveu.

Eugénio Fonseca acrescenta que esse colocar à mesa é “proporcionar condições de vivência de Natal dignas”, alertando para as situações que, muitas vezes, “até tornam as pessoas mais humilhadas”.

D. José Traquina, membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que acompanha a instituição católica, destacou que a operação ‘10 Milhões de Estrelas’ “tem dado bons furtos a favor de muitas situações” e recordou, por exemplo, o trabalho que tem sido feito no Líbano com “famílias, idosos, crianças, apoio a refugiados”, em cooperação com a Cáritas local.

O Conselho Geral da Cáritas Portuguesa contou com a presença de dezanove das vinte Cáritas Diocesanas que o constituem.

No comunicado final enviado à Agência ECCLESIA, a organização informa que “aprovou, por unanimidade”, o Plano Estratégico da Cáritas em Portugal – ‘Uma Só Família Humana’ – para o período 2017-2020, bem como, o Plano de Atividades e o Orçamento Previsional da Cáritas Portuguesa para o próximo ano.

Na reunião foram apresentados os resultados da campanha ‘Cáritas Ajuda as Vítimas dos Incêndios em Portugal’, que angariou 311 856,67€ para “apoiar projetos de reconstrução/reabilitação de habitações de pessoas em situação de pobreza e de recuperação dos meios de sobrevivência”.

“Ainda no âmbito dos incêndios, o Conselho deixou uma nota para a importância da intervenção da Cáritas ao nível da prevenção, para que “não se repita anualmente este flagelo”.

O encontro concluiu-se com a Eucaristia de envio da chama de Natal às dioceses portugueses para a campanha ‘10 Milhões de Estrelas’.

“Este gesto ajuda também a que todos sintam unidos no mesmo projeto. Une numa iniciativa que tem uma origem naquele que é a luz do mundo e que veio a este mundo trazendo o seu amor, que é o amor Cáritas”, disse D. José Traquina à Agência ECCLESIA.

SN/CB/OC

Fonte: www.ecclesia.pt