Solidariedade: Cáritas celebra semana nacional de 8 a 15 de março

Peditório nacional vai levar 4 mil voluntários às ruas do país

Lisboa, 08 mar 2020 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa vai celebrar de 8 a 15 de março a sua semana nacional, com o tema “Cáritas é Amor”, promovendo iniciativas que visam dar a conhecer o seu trabalho no combate à pobreza e exclusão social.

Antecipando a celebração, a organização católica lançou na última semana um novo estudo sobre as “barreiras” no acesso à habitação, educação, cuidados de saúde, emprego e outros serviços básicos, que afetam particularmente “grupos de pessoas vulneráveis”, incluindo trabalhadores empregados.

Durante o lançamento do estudo, a organização católica mostrou-se preocupada com o aumento das rendas e do preço da venda das casas, situação que ultrapassa já as áreas urbanas em Lisboa e no Porto.

O presidente da Cáritas Portuguesa disse em entrevista à Ecclesia e Renascença que a situação que se vive no país, relativamente à pobreza, é “inadmissível”.

“Os salários estão muitos desproporcionados e a desproporção torna-se mais escandalosa quando se percebe os desníveis salariais entre aqueles que ocupam lugares de topo e os que operacionalizam a produção. É este desnível, que é escandaloso, que gera a profundidade das desigualdades que sentimos em Portugal”, refere Eugénio Fonseca.

A partir de quinta-feira, vai decorrer o peditório público nacional, com a participação de cerca de 4 mil voluntários, “apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade com todos os que atravessam um momento de vulnerabilidade”.

“Este é um momento que a Cáritas privilegia não apenas pela sua dimensão de angariação de verbas, que se destinam à ação local de todas as Cáritas diocesanas, mas por ser uma oportunidade de contacto direto com a população, com aqueles que apoiam a missão da Cáritas”, assinala o comunicado da organização católica de solidariedade e ação humanitária.

A Semana Nacional acontece todos os anos nos dias que antecedem o Dia Cáritas, instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa no 3.º domingo da Quaresma (15 de março, em 2020).

“Neste ano, focamo-nos no centro da Cáritas: o amor traduzido no cuidar do outro”, refere D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, na sua mensagem para esta celebração.

O responsável católico sublinha, no texto enviado à Agência ECCLESIA, que “o amor é possível e necessário para pensar a sociedade, partindo sempre da pessoa humana”.


Os cristãos devem estar na linha da frente, no interesse pelo bem da sociedade em que vivem. Porque ‘Cáritas é amor’ e o amor é criativo, é desejável que a semana Cáritas seja uma oportunidade para crescer em reflexão e ação”.

Em 2019, a rede nacional Cáritas registou o atendimento a perto de 100 mil pessoas, ajudando a responder “às necessidades básicas de sobrevivência e de dignidade humana”.

Este é um número inferior ao de 2018, dado que a organização católica considera ser um sinal “de esperança”.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.