Solenidade do Corpo de Deus – 1ª Comunhão

Na solenidade do Corpo de Deus, (quinta-feira, 31 de maio de 2018), um Grupo de catequese da nossa comunidade paroquial  receberam o Sacramento da Eucaristia pela primeira vez. 

Agradecemos aos catequistas todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos. 

Por ser “fonte e cume de toda a vida cristã”, o sacramento da Eucaristia assume uma centralidade em relação aos restantes sacramentos, que a ele se ordenam e estão vinculados, pois é através deste que se realiza “a comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus”, que constitui a Igreja que somos.
Entre nós, designa-se como “Primeira Comunhão” a primeira vez em que o fiel cristão comunga a partícula de hóstia consagrada, que o torna participante do corpo e do sangue de Cristo. 
“A designação deste ato como Primeira Comunhão, faz com que toda a ação se centre no elemento comunhão, quando a atenção deve centrar-se no elemento Eucaristia. Aquilo que esta festa põe em destaque é a primeira participação plena na Eucaristia, por isso, a participação também pela comunhão. Assim encarada, sublinha-se muito mais a Eucaristia como elemento da iniciação Cristã e não propriamente a Comunhão. Não é a Comunhão em si, isolada, que é elemento ou Sacramento da iniciação cristã, mas a participação na Eucaristia”, explica o sacerdote.

 

 

 

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.