Seminarista algarvio vai ser instituído acólito

O seminarista algarvio Getúlio Bica vai ser instituído acólito no próximo domingo, 23 de outubro.

Getúlio Bica, oriundo da paróquia das Ferreiras, está a estagiar nas paróquias de Estoi e Santa Bárbara de Nexe.

O seminarista, que já tinha sido instituído no ministério de leitor em julho deste ano, vai ser instituído no acolitado no decurso da celebração eucarística de abertura do lausperene da Diocese do Algarve, presidida pelo bispo do Algarve pelas 21h na igreja de São Pedro de Faro.

A instituição, agora pedida pelo seminarista, é um passo para a sua futura ordenação presbiteral, uma vez que constitui um pressuposto para ela. Por outro lado, reforça a intenção do candidato de orientar a sua vida, o caminho de formação humana e de fé e o aperfeiçoamento espiritual para a ordenação sacerdotal, respondendo ao apelo de Deus.

Instituído acólito, Getúlio Bica, completará a segunda etapa que precede a terceira e última, – o diaconado –, antes da ordenação sacerdotal.

O serviço do acólito centra-se, de maneira particular, na eucaristia que aquele que é instituído neste ministério passa a distribuir a todos, particularmente àqueles que não podem abeirar-se dela como os doentes.

Fonte:https://folhadodomingo.pt