Semana do Consagrado é celebrada no Algarve com um conjunto de atividades

Arranca hoje a nível nacional a Semana do Consagrado que decorrerá até dia 2 de fevereiro sob o tema “Peregrinos da Esperança”, embora no Algarve se prolongue até dia 5 do próximo mês.

Os consagrados – sacerdotes, irmãos ou irmãs, pertencentes a um(a) instituto/congregação religioso(a) – a trabalhar no Algarve vão celebrar esta semana com um conjunto de atividades promovidas pelo Secretariado da Pastoral Vocacional da Diocese do Algarve em conjunto com o Secretariado Regional do Algarve da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

A organização refere querer levar a todas as paróquias da diocese “a missão de rezar pelas vocações consagradas” e pelos “frutos” das comunidades e institutos de vida consagrada. “Juntos vamos descobrir quem são aqueles e aquelas que no Algarve se entregam, no seu carisma específico, ao anúncio do Evangelho, à caridade e à oração”, refere a informação enviada ao Folha do Domingo.

Com essa finalidade, podem ser descarregados no site do Seminário da Diocese do Algarve diversos materiais que as paróquias podem usar: catequeses da infância e adolescência/juventude, Lectio Divina, intenções de oração, intenções para o terço e uma vigília de oração.

Também no dia 1 de fevereiro será realizada uma vigília de oração que terá lugar na igreja das Ferreiras, pelas 20h, seguida de Eucaristia. No dia seguinte será assinalado o Dia Mundial do Consagrado na celebração das bodas de ouro de vida consagrada da irmã Maria da Graça de São João da Cruz, da comunidade algarvia das Carmelitas Descalças, na Eucaristia pelas 18h na capela do Carmelo algarvio, no Patacão (concelho de Faro).

No dia 5 de fevereiro, a celebração do Dia do Consagrado será feita no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana. O encontro terá início pelas 15h com uma conferência, proferida pelo cónego Carlos de Aquino sobre o tema “Maria, a primeira discípula”, seguindo-se um lanche partilhado e a celebração da Eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Fonte: https://folhadodomingo.pt