Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos -18 a 25 de Janeiro de 2019

TEXTO BÍBLICO PARA O ANO DE 2019

Deuteronômio 16,11-20

No lugar que o Senhor, teu Deus, houver escolhido para ali fazer habitar o seu nome, estarás na alegria em presença do Senhor, teu Deus, com teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, o levita que reside em tuas cidades, o migrante, o órfão e a viúva, que vivem em teu meio. Lembrar-te- ás que no Egito eras escravo, guardarás estas leis e as porás em prática.

Quanto à festa das Tendas, tu a celebrarás durante sete dias, quando houveres recolhido tudo o que vem de tua eira e do teu lagar. Estarás na alegria de tua festa, com teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, o levita, o migrante, o órfão e a viúva, que residem em tuas cidades. Durante sete dias, celebrarás peregrinação em honra do Senhor, teu Deus, ao lugar que o Senhor, teu Deus, houver escolhido, pois o Senhor, teu Deus, te terá abençoado em todos os produtos de teu solo e em todas as tuas ações; e serás todo alegria.

Três vezes por ano, todos os teus varões irão ver a face do Senhor, teu Deus, no lugar que ele houver escolhido: na peregrinação dos Pães sem fermento, na das Semanas e na das Tendas. Ninguém irá ver a face do Senhor de mãos vazias: cada um fará uma oferenda com as próprias mãos, seguindo a bênção que o Senhor, teu Deus, te deu.

Constituirás juízes e escribas para tuas tribos, em todas as cidade que o Senhor, teu Deus, te concede; e eles exercerão com justiça sua jurisdição sobre o povo.

Não defraudarás o direito, não alimentarás parcialidade, não aceitarás presentes, pois o presente cega os olhos dos sábios e compromete a causa dos justos. Procurarás a justiça, nada além da justiça, a fim de viver e tomar posse da terra que o Senhor, teu Deus, te concede.

Tradução ecumênica de Biblia (TEB)

INTRODUÇÃO AO TEMA PARA O ANO DE 2019

Procurarás a justiça, nada além da justiça

(Deuteronômio 16,18-20)

Todo ano cristãos ao longo do mundo se unem em oração pelo crescimento na unidade. Fazemos isso num mundo onde a corrupção, a ganância e a injustiça trazem desigualdade e divisão. A nossa prece é uma oração em unidade num mundo fraturado: e isso é um ato poderoso. No entanto, como indivíduos e comunidades cristãs, ficamos às vezes em cumplicidade com a injustiça, e então somos chamados a dar juntos um testemunho em favor da justiça e a ser instrumentos da graça curadora de Cristo diante das fraturas do mundo.

A Semana de Oração pela Unidade Cristã em 2019 foi preparada por cristãos da Indonésia. Com uma população de 265 milhões, 86% dos quais se identificam como muçulmanos, a Indonésia é bem conhecida como o país que tem a maior população muçulmana. No entanto, 10% dos indonésios são cristãos de tradições diversas. Tanto em termos de população como de grande extensão de terra, a Indonésia é a maior nação do sudeste da Ásia. Tem mais de 17.000 ilhas, 1.340 diferentes grupos étnicos e mais de 740 línguas locais, mas ainda assim está unida na sua pluralidade pela língua nacional Bahasa Indonésia. A nação se baseia em cinco princípios chamados Pancasila,[1] com o lema Bhineka Tunggal Ika (unidade na diversidade). No meio da diversidade de etnias, linguagem e religião, os indonésios têm vivido pelo princípio de gotong royong, que é viver em solidariedade e com colaboração. Isso significa ter partilha nos diversos campos da vida, no trabalho, nas tristezas e festividades, vendo todos os indonésios como irmãos e irmãs.

Essa sempre frágil harmonia é hoje ameaçada de novas maneiras. Muito do crescimento econômico que a Indonésia tem experimentado em décadas recentes tem sido construído com um sistema centrado na competição. Isso está em evidente contraste com a colaboração de gotong royong. A corrupção é experimentada de muitas maneiras. Ela infecta a política e os empreendimentos, frequentemente com consequências devastadoras para o ambiente. Em particular, a corrupção enfraquece a justiça e a implementação da lei. Muito frequentemente, os que se supõe que deveriam promover a justiça e proteger os fracos fazem o oposto. Como consequência, a distância entre os ricos e os pobres tem aumentado; e assim, um país rico em recursos tem o escândalo de muitas pessoas vivendo na pobreza. É como diz um tradicional provérbio indonésio: “um rato morre de fome num celeiro cheio de arroz”. Enquanto isso, particulares grupos étnicos e religiosos são frequentemente associados à riqueza de um modo que tem alimentado tensões. A radicalização que joga uma comunidade contra outra tem crescido e se exacerbado pelo mau uso dos meios de comunicação social que desmoralizam certas comunidades.

Comunidades cristãs num ambiente assim se tornam, de um modo novo, conscientes de sua unidade quando partilham uma preocupação comum e buscam uma resposta comum para uma realidade injusta. Ao mesmo tempo, diante dessas injustiças, somos obrigados, como cristãos, a examinar as situações em que nos tornamos cúmplices. Somente dando total atenção à prece de Jesus “para que eles sejam um” podemos testemunhar a vivência da unidade na diversidade. É através de nossa unidade em Cristo que seremos capazes de combater a injustiça e atender às necessidades das vítimas.

Movidos por essas considerações, os cristãos da Indonésia sentiram que as palavras do Deuteronômio – “procurarás a justiça, nada além da justiça” (veja Dt 16, 18-20) – falavam fortemente sobre sua situação e suas necessidades. Antes do povo de Deus entrar na terra que Deus lhes tinha prometido, eles fizeram a renovação de seu compromisso com a Aliança que Deus estabelecera com eles. A citação bíblica vem num capítulo cujo tema central se refere às festividades a serem celebradas pelo povo da Aliança. Depois de cada festa o povo é orientado: “estarás na alegria de tua festa, com teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, o levita, o migrante, o órfão e a viúva que residem em tuas cidades” (Dt 16,14, veja também 16,11). Cristãos indonésios esperam recuperar esse mesmo espírito de festividades que incluem todos em suas comunidades, que previamente já haviam vivido. No fim desse longo capítulo pode parecer estranho ter dois versículos recomendando que se estabeleçam juízes, mas neste contexto indonésio a ligação entre festas para todos e justiça se torna bem viva. Como povo da Aliança estabelecida em Jesus, sabemos que as alegrias do banquete celestial serão dadas aos que têm fome e sede e são perseguidos por causa da justiça “porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5, 6-10).

A Igreja de Cristo é chamada a ser uma amostra desse Reino. No entanto, por causa de nossa desunião, estamos falhando. Deixamos de ser sinal do amor de Deus por seu povo. Do mesmo modo como a injustiça ampliou as divisões que atingiram a sociedade indonésia, ela também alimentou divisões na Igreja. Estamos arrependidos da injustiça que causa divisão, mas como cristãos também cremos no poder de Cristo para nos perdoar e nos curar. E assim, nos encontramos unidos sob a cruz de Cristo, pedindo tanto a sua graça para por fim à injustiça como a sua misericórdia diante dos pecados que têm causado nossa divisão.

As reflexões para os oito dias e a celebração estarão focalizando o tema escolhido. Para aprofundar nossa reflexão sobre unidade e justiça, o tema de cada dia foi cuidadosamente escolhido para apresentar as lutas necessárias diante da injustiça. 

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.