“CUIDAR da VIDA – A Terra é a nossa casa”
Nos objetivos traçados para o Dia da Vida, São João Paulo II recomendou que não se descurem momentos e aspetos que merecem ser, de vez em quando, tomados em atenta consideração, conforme a evolução da situação histórica sugerir (Evangelium vitae, 85). Ao propor a Semana da Vida deste ano, sob o tema Cuidar da vida – a Terra é a nossa casa, a Comissão Episcopal do Laicado e Família aponta o caminho da Encíclica Laudato Si, para assumirmos juntos a responsabilidade, a grandeza e a urgência da situação histórica que vivemos. Surpreendente, a questão da ecologia na Semana da Vida!? O Papa Francisco acorda-nos de um certo torpor e uma alegre irresponsabilidade. Como frequentemente acontece em épocas de crises profundas, que exigem decisões corajosas, diz, somos tentados a pensar que aquilo que está a acontecer não é verdade. E adverte-nos de um comportamento evasivo … para mantermos os nossos estilos de vida e alimentarmos todos os vícios autodestrutivos … como se nada tivesse acontecido (LS 59). A degradação que causamos à nossa casa comum resulta da degradação humana que se processa em conjunto. Quando não se reconhece a importância dum pobre, dum embrião humano, duma pessoa com deficiência – só para dar alguns exemplos – dificilmente se saberá escutar os gritos da própria natureza (117) e pretender uma boa relação com o ambiente prescindindo da relação com as outras pessoas e com Deus, é um individualismo romântico disfarçado de beleza ecológica (119). Por isso, a ecologia integral constitui o coração da Carta do Papa Francisco, que é atravessada por alguns eixos: a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a grave responsabilidade da política internacional e local, a cultura do descarte e a proposta dum novo estilo de vida (16). Francisco quer transmitir-nos a sua confiança: nem tudo está perdido porque nada anula por completo a abertura ao bem, à verdade e à beleza, nem a capacidade de reagir que Deus continua a animar no mais fundo dos nossos corações. E acrescenta: A cada pessoa deste mundo, peço para não esquecer esta sua dignidade que ninguém tem o direito de lhe tirar. (205). Uma conversão ecológica, além da crítica dos «mitos» da modernidade … “CUIDAR da VIDA – A Terra é a nossa casa” (individualismo, progresso ilimitado, concorrência, consumismo, mercado sem regras), tende a recuperar o equilíbrio consigo, com os outros, com todos os seres vivos, e o equilíbrio espiritual com Deus. (210). Traduzida em pequenas ações diárias … a doação Nos objetivos traçados para o Dia da Vida, São João Paulo II recomendou que não de si mesmo, num compromisso ecológico … pode ser um ato de amor que exprime a se descurem momentos e aspetos que merecem ser, de vez em quando, tomados em nossa dignidade (211), espalha na sociedade um bem que frutifica sempre para além atenta consideração, conforme a evolução da situação histórica sugerir (Evangelium do que é possível constatar e restitui-nos o sentimento da nossa dignidade (212). vitae, 85). Na família, realça o Papa Francisco, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e Ao propor a Semana da Vida deste ano, sob o tema Cuidar da vida – a Terra é a cuidado da vida, como, por exemplo, o uso correto das coisas, a ordem e a limpeza, o nossa casa, a Comissão Episcopal do Laicado e Família aponta o caminho da Encíclica respeito pelo ecossistema local e a proteção de todas as criaturas, e desenvolvem-se Laudato Si, para assumirmos juntos a responsabilidade, a grandeza e a urgência da os distintos aspetos, intimamente relacionados entre si, do amadurecimento pessoal situação histórica que vivemos. (213). Surpreendente, a questão da ecologia na Semana da Vida!? O Papa Francisco O Departamento Nacional da Pastoral Familiar, não esquecendo outros grupos e acorda-nos de um certo torpor e uma alegre irresponsabilidade. Como frequentemente muito menos as comunidades eclesiais, teve em mente que a família é o espaço mais acontece em épocas de crises profundas, que exigem decisões corajosas, diz, somos propício para se ler e meditar a Laudato Si. Aí, o convite de Francisco a um debate tentados a pensar que aquilo que está a acontecer não é verdade. E adverte-nos de um urgente, aberto e dialogante, soa a confidência da sua preocupação de unir toda a comportamento evasivo … para mantermos os nossos estilos de vida e alimentarmos família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral (13-14); aí todos os vícios autodestrutivos … como se nada tivesse acontecido (LS 59). ecoam melhor o louvor e súplica dos que acreditam em Deus Criador e Omnipotente, e a oração dos cristãos que imploram a graça de assumir os compromissos para com a A degradação que causamos à nossa casa comum resulta da degradação humana criação que o Evangelho de Jesus nos propõe (246). que se processa em conjunto. Quando não se reconhece a importância dum pobre, dum embrião humano, duma pessoa com deficiência – só para dar alguns exemplos – Que a Semana da Vida, proporcionando o encontro com esta ecologia integral, dificilmente se saberá escutar os gritos da própria natureza (117) e pretender uma boa resulte para todos em jubilosa celebração da vida acolhida, agradecida e partilhada. relação com o ambiente prescindindo da relação com as outras pessoas e com Deus, é um individualismo romântico disfarçado de beleza ecológica (119). Alguns apoios Por isso, a ecologia integral constitui o coração da Carta do Papa Francisco, que é O Departamento Nacional da Pastoral Familiar elaborou alguns apoios para ajudar a atravessada por alguns eixos: a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do valorizar momentos pessoais e comuns de reflexão, interioridade e partilha. Constam planeta, a convicção de que tudo está estreitamente interligado no mundo, a crítica do deste Guião, em papel e em formato digital (www.leigos.pt, link referente à Semana da novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar Vida): uma agenda com propostas para cada dia; sugestões para as Eucaristia dominicais outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada incluindo preces para a Oração Universal; a meditação dos Mistérios do Rosário; a Oração criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, cristã com a criação, do Papa Francisco; finalmente, um Guia de leitura da Laudato Si.