A Sé de Faro vai passar a contar com uma relíquia de Carlo Acutis, o jovem italiano falecido em 2006, que foi beatificado e aguarda canonização, tendo sido um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude de 2023 em Lisboa.
A iniciativa partiu do Cabido da catedral que contactou a Congregação para a Causa dos Santos e o postulador da causa de canonização, Nicola Gori, e foi a Roma na passada sexta-feira, 25 de outubro, buscar a relíquia, um fio de cabelo, do futuro santo.
A relíquia irá ser integrada na capela da Sé de Faro que já acolhe a do padroeiro da Diocese do Algarve, São Vicente.
Um modelo de santidade na era digital
O beato Carlo Acutis faleceu com 15 anos (1991-2006) vítima de leucemia. É considerado como o “santo padroeiro da internet”, vai ser canonizado em “data a determinar”, após o Papa Francisco ter aprovado a publicação do decreto que reconhece um milagre atribuído à sua intercessão, no dia 23 de maio deste ano (2024).
Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália); a sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis, onde repousam os seus restos mortais.
Acutis foi considerado pelo Papa Francisco como um modelo de “santidade da porta ao lado”, na exortação apostólica pós-sinodal ‘Christus Vivit’ (Cristo Vive). “Não caiu na armadilha. Via que muitos jovens, embora parecendo diferentes, na verdade acabam por ser iguais aos outros, correndo atrás do que os poderosos lhes impõem através dos mecanismos de consumo e aturdimento”, escreveu Francisco.
O Papa referiu aos jovens e a todo o povo de Deus que Carlo Acutis usou os meios digitais, “as novas técnicas de comunicação”, para “transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza”, no documento que surgiu depois do Sínodo dos Bispos ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, realizado em outubro de 2018.
Carlo Acutis falava abertamente do seu “kit de santidade”: missa diária, comunhão e Rosário, contato com a Sagrada Escritura, adoração eucarística e a disponibilidade para fazer renúncias pelos outros.
Para a canonização exige-se o reconhecimento de outro milagre atribuído à intercessão do beato; a canonização torna o culto público universal e o declara o novo santo como modelo de santidade para todos os católicos.
A festa de Carlo Acutis ocorre no seu dia litúrgico, instituído pela Igreja Católica, a 12 de outubro.
Fonte: https://folhadodomingo.pt