Quaresma: Sem celebrações públicas, dioceses e instituições católicas multiplicam propostas online

Retiros, conferências, propostas artísticas e de reflexão chegam a casa através das plataformas digitais

Lisboa, 18 fev 2021 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal multiplicou propostas de oração, reflexão e culturais online para a Quaresma de 2021, vivida num contexto de confinamento, procurando superar as limitações provocadas pela pandemia

As tradicionais “caminhadas” de Quaresma, muitas vezes desenvolvidas em contexto de catequese ou de grupos organizados, chegam agora à casa de cada um com propostas multimédia, como acontece no caso da Diocese de Aveiro.

A Diocese do Porto convida cada família a tornar-se “Igreja doméstica” na caminhada da Quaresma para a Páscoa, face às limitações impostas pela pandemia.

Outra marca da preparação para a Páscoa, as chamadas “catequeses quaresmais”, vão chegar este ano em formato digital, a cada quarta-feira, desde Évora, ou às sextas-feiras, no Porto; às terças-feiras, o Ordinariato Castrense promove encontros sobre a encíclica ‘Fratelli Tutti’.

A Diocese de Bragança-Miranda retoma, no tempo da Quaresma, a “Lectio Divina” semanal, uma reflexão rezada da Bíblia, presidida por D. José Cordeiro e transmitida através dos meios digitais, às 21h00 de sexta-feira.

O cardeal D. António Marto propõe aos diocesanos de Leiria-Fátima um retiro popular para esta Quaresma e o guião já está disponível em formato digital e em livro.

A Diocese de Viseu preparou uma caminhada quaresmal, com a qual espera fortalecer as comunidades “como lugares de esperança”, a partir do exemplo de São José.

No ano especial dedicado a este santo, a Diocese de Setúbal também propõe uma Caminhada de Quaresma com São José; o bispo sadino, D. José Ornelas, propõe à igreja diocesana o aprofundamento do Evangelho de São João, em todas as quintas-feiras de fevereiro e março.

De Setúbal chega ainda uma lista de recursos digitais que os católicos podem utilizar para a oração, formação e até para o tempo livre.

Entre as grandes celebrações que antecedem a Páscoa, em Portugal, está a Semana Santa de Braga, que em 2021 vai ser sobretudo digital, com várias transmissões explicativas e exposições que apresentam “a dimensão catequética, a história e os principais quadros” das procissões.

Em Coimbra, o bispo diocesano orienta de 19 a 21 de fevereiro um retiro online e a comunidade católica é convidada a fazer um itinerário quaresmal inspirado em São José; todas as quintas-feiras, pelas 21h30, vai transmitida a ‘Lectio Divina’, de acordo com a proposta do Secretariado de Coordenação Pastoral, a partir de várias paróquias.

Através do programa ‘rezARTE’, a Diocese de Coimbra propõe ainda um roteiro artístico espiritual, que terá lugar às quartas-feiras.

As Paróquias da Costa Nova, Gafanha do Carmo e Gafanha da Encarnação, na Diocese de Aveiro, vão promover encontros quaresmais online, de partilhas de conversão com o tema ‘da fé à vida’, em cada sábado da Quaresma, às 21h00.

A Diocese de Viana do Castelo propõe aos cristãos, de 17 a 20 de fevereiro, a iniciativa ‘Quaresma num minuto’, que vai ser transmitida através da rede social Facebook e também no Youtube.

Para este tempo litúrgico, a Diocese de Viana do Castelo dinamiza também a atividade ‘Pontos da Cruz: Via-sacra ao longo da Quaresma’, que vai ser transmitida todas as terças, quintas e sábados da Quaresma.

A Família Vicentina de Portugal preparou um plano espiritual da Quaresma com o objetivo de ajudar os seus membros a caminhar neste tempo litúrgico.

Já o ‘Ensemble São Tomás de Aquino’, da paróquia homónima, em Lisboa, lançou, na Quarta-feira de Cinzas dia o projeto musical intitulado “Vou interpretar o meu enigma ao som da lira. Música, Liturgia, Espiritualidade”.

Em todas as sextas feiras da Quaresma, na Quinta e Sexta-feira Santas, sempre às 21h30, vão ser apresentadas, “em suporte vídeo, gravações inéditas de obras litúrgicas portuguesas”.

A comunidade da ‘Brotéria’, dos jesuítas, em Lisboa, em conjunto com a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e de São Roque, dinamiza uma proposta de oração diária para este tempo da Quaresma.

A Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) lançou para esta Quaresma a proposta ‘Um post-it por dia não sabes o bem que te fazia’.

LFS/OC

Check Also

22 de fevereiro de 2021 – Festa da Cadeira de São Pedro, Apóstolo

Dos Sermões de São Leão Magno, papa (Sermão 4 sobre o aniversário da sua ordenação, …