Publicações: «A Liturgia é a espiritualidade cristã», afirma D. José Cordeiro

Secretariado Nacional de Liturgia reeditou «A Importância da Cultura Litúrgica na Vida Espiritual», do beneditino D. António Coelho

Fátima, 10 jul 2018 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade defendeu a necessidade de redescobrir a celebração litúrgica “como expressão da autêntica vida espiritual” na Igreja Católica.

“Podemos dizer que a Liturgia é espiritualidade, ou melhor, a Liturgia é a espiritualidade cristã. A espiritualidade cristã, enquanto tal, não pode ser assim chamada a não ser por via sacramental. Trata-se de realizar na vida o que se celebra na Liturgia. Não é uma espiritualidade cristã, mas é a espiritualidade cristã”, escreve D. José Cordeiro, na apresentação do livro ‘A Importância da Cultura Litúrgica na Vida Espiritual’

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) informa que reeditou este mês a obra do especialista beneditino D. António Coelho.

D. José Cordeiro assinala que a nova edição do “precioso texto” do liturgista contém “alguns ligeiros retoques” do SNL, que “não desvirtuam nem empobrecem o texto” mas torna-o menos “datado” e mais “compreensível” aos celebrantes e fiéis de hoje.

“Bem precisamos de o ler, meditar e praticar”, afirma o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

O prelado realça que “a vida cristã requer sempre uma vida espiritual”, que para o monge beneditino “não pode existir sem a Liturgia”.

D. José Cordeiro assinala que a espiritualidade “não se ensina”, mas aprende-se e experimenta-se numa comunicação global, “verbal e não verbal”.

O presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade destaca que a questão da linguagem na Liturgia “não é simples discurso, com palavras”, e refere que a vida espiritual, “liturgicamente orientada, nasce da celebração vivida”.

‘Liturgia e Espiritualidade’ é o tema do próximo Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, que vai decorrer entre 23 e 27 de julho, em Fátima.

Segundo a organização, o Secretariado Nacional de Liturgia, o 44.º encontro de reflexão vai “aprofundar o mistério da Liturgia como fonte e cume de toda a espiritualidade cristã”.

CB/OC

Check Also

Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo da Diocese de Beja

D. Fernando Paiva, até agora vigário-geral em Setúbal, sucede a D. João Marcos Cidade do …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.