Programa no Algarve da semana antes da JMJ inclui visitas, encontros e feiras de culturas, voluntariado ambiental e social, orações e desporto

O programa no Algarve para a semana anterior à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 26 a 31 de julho, designada como ‘Dias na Diocese’, que irá contar com a participação de cerca de 7.000 jovens de todo o mundo, vai incluir visitas a locais de referência das cidades de Faro, Loulé e Tavira, encontros de partilha de culturas, ações de voluntariado ambiental e social, orações, feiras de cultura e desporto e bailes de verão.

Os ‘Dias nas Dioceses’ é uma iniciativa que procura a integração dos jovens vindos de todo o mundo nas comunidades paroquiais das várias dioceses do país. Pretende também ser um caminho de preparação para os peregrinos e comunidade anfitriã para a vivência dos dias da JMJ.

“Durante esses dias, os participantes podem ficar a conhecer melhor a região e as pessoas que os acolhem, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da jornada, em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas, de modo a poderem fazer uma verdadeira experiência de Igreja, evangelização e missão”, explica a organização, acrescentando que “os jovens vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento”. Para aquela semana foi preparado um programa com cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

No Algarve, a organização está a cargo do Comité Organizador Diocesano (COD) da JMJ e os participantes ficarão sedeados em quatro locais de acolhimento: Faro, Loulé, Tavira e Portimão. Este último ficará à total responsabilidade da Comunidade do ‘Chemin Neuf’ (Caminho Novo), que na cidade de Portimão fará o seu encontro mundial com um programa e logística próprios para cerca de 4.000 participantes de cerca de 40 países.

Nos restantes três locais, as atividades propostas pelo COD Algarve contarão com cerca de 2.733 peregrinos, num total de 41 grupos provenientes de 19 países: Argentina, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Ilhas Mariana do Norte, Itália, Kuwait, Madagáscar, Moçambique, México, Polónia, Uruguai, Zimbabué, Filipinas e Taiwan.

Na área de Tavira serão alojados 709 peregrinos no Pavilhão Eduardo Mansinho (550), na Escola D. Paio (159) e em famílias de acolhimento. Estes serão oriundos do México (218), Canadá (105), Zimbabué (83), Coreia do Sul (80), Madagáscar (79), Ilhas Mariana do Norte (40), Filipinas (33), Argentina (24), Uruguai (19), Colômbia (14) e Moçambique (14).

Na área de Loulé serão alojados 998 jovens no Pavilhão Municipal (296), na Escola Secundária de Loulé (194), na Escola Padre Coelho Cabanita (175), na Escola de Ferreiras (333) e em famílias de acolhimento e serão oriundos da França (333), Polónia (296), Itália (194), Eslovénia (103), Alemanha (45) e Kuwait (27).

Na área de Faro serão acolhidos 1.046 participantes no Seminário de Faro (33), na casa das Cooperadoras da Família (5 bispos e 5 sacerdotes), na Escola Afonso III (187), na Escola de Santo António (154), na Escola Joaquim Magalhães (150), na Escola Secundária Pinheiro e Rosa (145), no Pavilhão da Penha (313), na Escola Secundária João de Deus (97) e em famílias de acolhimento. Estes serão oriundos França (313), Canadá (284), Dinamarca (150), Espanha (145), Polónia (124) e Taiwan (30).

Ao final da tarde, pelas 18h30, serão diariamente celebradas Eucaristias, em Loulé na igreja matriz, no Santuário da Mãe Soberana, no salão paroquial e igreja São Francisco; em Faro na Sé de Faro, nas igrejas de São Francisco, de São Luís, de São Pedro, do Carmo, no Seminário, e nas Missionárias da Caridade; e em Tavira nas igrejas de Santo António, da Misericórdia, de São Paulo, de São José e do Carmo. Os jantares serão em Loulé no salão de festas e em Faro e Tavira nas escolas, sendo que as refeições ao longo da semana serão fornecidas por empresas de catering contratadas.

No dia 26 de julho, o check-in será feito em Loulé no Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana), em Faro no Pavilhão da Penha e em Tavira no Pavilhão Municipal Eduardo Mansinho.

No dia 27, após o pequeno-almoço, as boas-vindas e a oração da manhã terão lugar em Loulé no Parque Municipal e Monumento a Duarte Pacheco, em Faro no Jardim Manuel Bivar e Tavira no anfiteatro junto à Câmara Municipal e o resto da manhã será ocupada com visitas aos locais de referência das cidades.

Naquele dia, pelas 22h, haverá “Encontros de Partilha de Culturas”, em Loulé no Parque Municipal; em Faro no Jardim Manuel Bivar; e em Tavira no Parque junto ao Castelo.

No dia 28, a manhã incluirá então missões de voluntariado social e ambiental. Em Loulé, os participantes farão ações de limpeza, de apanha de beatas e plantação de árvores, mas também de colaboração com diversas instituições sociais. À noite serão realizadas orações que em Loulé terão lugar no Parque Municipal; em Faro na Alameda João de Deus; e em Tavira no Parque junto ao Castelo. Em Faro, a oração será realizada em comunhão com a espiritualidade da Comunidade de Taizé, sendo presidida pelo seu prior, o irmão Alois.

No dia 29, a manhã contará com feiras de cultura e desporto com oficinas de artesanato, ioga, taekwondo, ginástica acrobática, zumba, sendo realizada em vários locais das cidades. À noite serão realizados bailes de verão, em Loulé no Parque Municipal; em Faro no Colégio de Nossa Senhora do Alto; e em Tavira na Escola D. Paio.

Foto © António Rodrigues/Mais Algarve

No dia 30, as orações da manhã serão em Loulé no Parque Municipal, em Faro no largo da Sé e em Tavira no Parque junto ao Castelo. Ao final da manhã, os jovens deslocam-se para o Estádio Algarve onde decorrerá a Eucaristia de envio, concelebrada por vários bispos, e o concerto do grupo feminino de expressão artística do Movimento dos Focolares ‘Gen Verde’ com a participação prevista de cerca de 5.000 pessoas. No dia seguinte os peregrinos rumarão a Lisboa.

 

Check Also

Tens de vencer o teu orgulho

O orgulho é um erro que faz parte da nossa natureza, sendo que me é …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.