Presidente do Conselho Pontifício para a Família vem ao Algarve falar ao clero das dioceses do sul

O presidente do Conselho Pontifício para a Família vem ao Algarve no próximo dia 26 deste mês falar ao clero das dioceses do sul do país sobre a família.

D. Vincenzo Paglia apresentará quatro conferências no âmbito da atualização do clero da Província Eclesiástica do Sul, constituída pelas dioceses de Évora, Beja e Algarve, que volta a ser promovida, pelo nono ano consecutivo, pelo Instituto Superior de Teologia de Évora e que este ano será alargada ao clero da Diocese de Setúbal.

As jornadas de formação, que voltam a realizar-se no Hotel Alísios em Albufeira e estão agendadas para os dias 25 a 28 deste mês, terão o último Sínodo dos Bispos realizado sobre a realidade familiar como pano de fundo e como tema: “Família: Centralidade, Renovação e Continuidade”.

As conferências apresentadas pelo arcebispo italiano, responsável pelo Conselho Pontifício para a Família, terão como temas “Luzes e sombras da Família no Mundo atual”, “Família: Renovação na continuidade. O que pode mudar?”, “Família e Natalidade. Que desafios para a Igreja?” e “Sínodo: as questões de fronteira? Que futuro para a família?”.

O Conselho Pontifício para a Família, assim como o Conselho Pontifício para os Leigos, é um organismo que irá ser substituído em breve pela congregação da Cúria Romana para as áreas da Família, Leigos e Vida, segundo anúncio do papa no dia 22 de outubro passado.

No primeiro dia, 25 deste mês, após a sessão de abertura das jornadas de atualização do clero do sul de Portugal, será apresentada a conferência sobre o tema “Família e famílias no Portugal contemporâneo: olhares de longe” por Rosalina Pisco Costa, do Departamento de Sociologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.

No dia 27 serão apresentadas as conferências “A Família na Sagrada Escritura. Continuidade, rutura, sinal de contradição?” pelo frei Herculano Alves, “A Família através da História. Modelos e Mudanças” pelo investigador e historiador José Eduardo Franco, “CPM – preparação imediata para o Matrimónio” por Paulo Jorge Henriques, presidente da equipa nacional dos CPM – Centros de Preparação para o Matrimónio e “Nulidade e Matrimonial. Renovação ou continuidade” pelo padre Silvestre Marques.

A atualização do clero terminará ao final da manhã do dia 28, após a realização de um painel sobre o tema “Olhares sobre a Pastoral Familiar nas nossas Dioceses. Boas práticas e desafios a enfrentar”, que contará com a participação das equipas da Pastoral Familiar das dioceses do Algarve, Beja e Évora.

Fonte:

www.folhadodomingo.pt