Portugal: Reitora realça papel da Universidade Católica na melhoria do país

Lisboa, 26 jan 2018 (Ecclesia) – A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) sustentou que a missão da “busca da verdade” na instituição passa por “melhorar a condição humana”, através do ensino e investigação.

“Afirmamos o nosso comprometimento presente e futuro com uma ideia de universidade católica, socialmente inclusiva, eticamente responsável, líder de conhecimento, mas sempre atenta às fragilidades do mundo”, escreve Isabel Capeloa Gil, na mensagem para o Dia Nacional da UCP, que se celebra a 4 de fevereiro.

A reitora afirma que a instituição académica serve “concretamente o país”, orientada por valores que “não se reduzem ao critério da utilidade”, mas que se alargam “à universalidade última de um conhecimento ao serviço do bem comum”.

“Apesar das dissonâncias do mundo, é na concretude das nossas práticas que realizamos a nossa missão, respondendo às perguntas que informam a vida real dos povos e comunidades”, assinala.

Isabel Capeloa Gil recorda que na audiência com o Papa Francisco, a 26 de outubro de 2017, o pontífice interpelou a comunidade educativa à procura da ‘verdade no concreto’ que se “manifesta ainda e sobretudo na catolicidade integral de inspiração cristã”, numa educação chamada a construir uma “cidadania ecológica”.

A reitora realça que a UCP nasceu como “ideia e promessa” e realizou-se ao longo dos últimos 50 anos “em ações concretas” de formação qualificada de profissionais, na renovação nos modelos de ensino e na introdução de formações académicas inovadoras, “com forte impacto em Portugal e além-fronteiras”.

O Dia Nacional da Universidade Católica celebra-se no primeiro domingo de fevereiro, este ano com o lema ‘A Verdade no concreto’.

O cardeal-patriarca de Lisboa e magno chanceler da UCP, D. Manuel Clemente, vai presidir à Eucaristia na Igreja de São Roque, na capital portuguesa, a partir das 11h00, numa celebração transmitida pela TVI.

Dois dias antes, a 2 de fevereiro, a comunidade educativa da Universidade Católica reúne-se numa sessão académica a partir das 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa.

Segundo o programa divulgado pela UCP, Maria Manuela Dias Ferreira Leite e Mário Fernando de Campos Pinto vão receber doutoramentos ‘honoris causa’; depois são impostas as insígnias e entregues as cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2017.

CB/OC

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.