Home | Noticias | Portugal: «Liturgia e Espiritualidade» no centro do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

Portugal: «Liturgia e Espiritualidade» no centro do Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica

Secretariado nacional alerta para atentados «contra a espiritualidade da liturgia da Igreja»

Fátima, 10 abr 2018 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) anunciou que o seu próximo encontro nacional de reflexão vai “aprofundar o mistério da Liturgia como fonte e cume de toda a espiritualidade cristã”.

“A espiritualidade é uma palavra que se usa para exprimir realidades muito diferentes, mas que se referem sempre ao essencial em causa; A espiritualidade da liturgia não se encontra nas rubricas nem nas cerimónias, mas na vida em Cristo, que tem o seu início e o seu termo nos ritos e nas preces”, explica o secretariado da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade.

O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica tem como tema ‘Liturgia e Espiritualidade’ e realiza-se de 23 a 27 julho, em Fátima.

O Secretariado Nacional de Liturgia assinala que este setor “necessita de contínua renovação” e que, ao longo de 44 anos, o encontro nacional construiu uma longa história que “regista os progressos da renovação litúrgica em Portugal”.

“Há sinais de atividades sectárias que atentam contra a espiritualidade da liturgia da Igreja. Este Encontro é uma escola de liturgia conciliar e de comunhão eclesial”, acrescenta.

No comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o SNL informa que a conferência de abertura do 44.º encontro vai “aprofundar as raízes da espiritualidade cristã”.

No segundo dia, o programa prevê que a Eucaristia – celebrada, adorada e vivida – seja o “objeto de reflexão”.

Já a 25 de julho, o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica analisa a Liturgia das Horas e a Lectio Divina como “lugares onde o Espírito Santo é o Senhor que dá a vida”.

O quarto dia, destaca a organização, é dedicado a São Joaquim e Santa Ana, os avós maternos de Jesus, e convida os participantes a “contemplar a beleza da liturgia, incluindo a música litúrgica e a família cristã”.

Entre os conferencistas assinala-se a presença do provincial da Companhia de Jesus em Portugal, o padre José Frazão; do pároco da Sé de Lisboa, o cónego Luís Manuel Pereira da Silva; do bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro; de Bernardino Ferreira da Costa, abade do Mosteiro de Singeverga; ou do cónego António Ferreira dos Santos, maestro e compositor português.

O último dia, 27 de julho, começa com a oração de Laudes, às 8h45, no Centro Pastoral Paulo VI, e a Missa de encerramento, às 11h00, é na basílica da Santíssima Trindade.

O comunicado contextualiza ainda que a “extensão ou alargamento” da Comissão Episcopal de Liturgia à Espiritualidade pretende “definir as relações que unem a liturgia à espiritualidade” no programa dos cuidados pastorais da Igreja e “não se destina” apenas a incluir e estruturar os movimentos de espiritualidade.

CB/OC

 

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt

Check Also

8 de dezembro de 2018 – Solenidade da Imaculada Conceição

Bendita seja a santa e Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, canta a Igreja hoje. …