Portugal: Curso de Missiologia qualifica os cristãos para a missão nas diversas realidades da Igreja

Iniciativa bienal dos Institutos Missionários Ad Gentes tem o apoio das Obras Missionárias Pontifícias

Lisboa, 27 ago 2018 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes promovem a partir de hoje o Curso de Missiologia, que corresponde ao primeiro ano do ciclo da proposta formativa para “todos os cristãos”, até 1 de setembro, no Seminário da Consolata, em Fátima.

“Tem ajudado a apurar a ideia que ser missionário é para todo o cristão, não é para aqueles que partem para os confins do mundo, outros continentes, para países de pobreza. Missionário é cada cristão”, afirma a irmã Célia Cabecinhas, em declarações à Agência ECCLESIA.

A religiosa das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres realça que o Curso de Missiologia promove o encontro de pessoas ao formar um “grupo heterogéneo” quanto à nacionalidade, a área do saber, o campo de missão, e “tem ajuda na conceção da identidade cristã”.

A formação para as pessoas que vão partir em missão “fundamenta o envio, a disponibilidade” e proporciona ao longo da semana o referido encontro com outros missionários “que já experimentaram ou se preparam” para essa experiência mas não é exclusivo para a missão Ad Gentes.

O pároco de Gondomar explica que a “primeira necessidade” para participar foi ser o diretor do Secretariado Diocesano das Missões da Diocese do Porto e depois de ter participado nas duas sessões revela que “já devia ter feito” há mais tempo e recomenda-o a todos.

“Reúne em si as duas vertentes: A intelectual, académica, mas também a experiencial, vivencial, de encontro com pessoas, culturas diferentes”, lembra o padre Alípio Barbosa que na formação para o sacerdócio “nunca” teve uma disciplina, “nem seminário de missiologia”.

Para o sacerdote “faz a diferença” perceber o espírito da missão ad gentes como elemento que “fecunda, dinamiza e estimula toda a vida da Igreja, da comunidade eclesial”.

“Ser batizada” foi o primeiro fator para Maria da Luz, da Diocese do Porto, participar no Curso de Missiologia, onde regressa este ano para terminar a formação.

“Foi muito bom porque foi enriquecedor, além de conhecer pessoas de outros países, outras culturas, houve troca, partilha”, lembra a leiga empenhada que sentiu “necessidade de saber mais e aprofundar conhecimentos” também para o acompanhamento que faz a dois grupos e como membro de um conselho paroquial e pastoral.

A edição deste ano vai ter como docentes o bispo de Lamego, D. António Couto, com o tema ‘A Missão em S. Paulo’, o padre e historiador David Sampaio, vai apresentar a ‘Evangelização na Época dos Descobrimentos’.

‘Interculturalidade’ é da responsabilidade de Diana de Vallescar Palanca, o jornalista Joaquim Franco dedica-se à ‘Missão e Comunicação’, uma unidade que aparece “este ano pela primeira vez”, e Teresa Messias, fala sobre ‘A Evangelização na Exortação Apostólica ‘A Alegria do Evangelho’’.

No último dia da formação, o próximo sábado, dia 1 de setembro, do programa constam uma Tertúlia Missionária, e o curso termina com a celebração da Eucaristia e a entrega de diplomas aos finalistas.

A irmã Célia Cabecinhas lembra que o Curso de Missiologia com “mais de 20 anos de história nunca se interrompeu” e tem sido uma experiência “de tal forma importante para a Igreja” que o tem “solicitado” com “os apelos” de se viver “em dinâmica missionária”.

A Conferência Episcopal Portuguesa convocou um Ano Missionário em todas as dioceses católicas do país, de outubro de 2018 a outubro de 2019, com a Nota Pastoral “Todos, Tudo e Sempre em Missão”, respondendo a uma iniciativa do Papa Francisco.

O diretor do Secretariado Diocesano das Missões do Porto destaca “o desafio” das paróquias retomarem o “espírito missionário” que, nas últimas décadas, se “foi perdendo”.

“O curso é um bom elemento”, acrescenta o padre Alípio Barbosa sobre a formação que começa hoje em Fátima promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias.

PR/CB