Portugal: Campanha «10 milhões de Estrelas» vai apoiar vítimas dos incêndios

Iniciativa de Natal deste ano vai ser lançada no dia 19 de novembro em Lisboa

 

Lisboa, 13 nov 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa vai dedicar parte da campanha ’10 milhões de Estrelas’, do Natal deste ano, ao apoio às vítimas dos incêndios que assolaram Portugal, sobretudo nos meses de junho e outubro.

A decisão foi anunciada em Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que esteve reunido nos últimos dias em Fátima.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o presidente daquele organismo católico explicou esta posição com a “dimensão” da catástrofe que atingiu o país e que provocou mais de uma centena de mortos, destruiu 900 casas e 500 empresas e arrasou centenas de milhares de hectares de floresta.

Depois de ter aberto uma conta solidária em junho, aquando da primeira vaga de incêndios nos distritos de Coimbra e Castelo Branco, a Cáritas Portuguesa reabriu a mesma conta em outubro, após o regresso das chamas em regiões como Leiria, Viseu e Aveiro.

“Não nos passava pela cabeça que ia haver uma segunda vaga de incêndios tão grave como aquela que aconteceu. E então para podermos reforçar a verba que ainda continua a ser necessária, decidimos que 35 por cento da campanha ’10 milhões de Estrelas’ vai para este fim”, frisou Eugénio Fonseca.

Esta verba tinha sido inicialmente destinada para ajudar as comunidades portuguesas e outras populações mais afetadas pela crise na Venezuela.

Estima-se que pelo menos 200 mil portugueses terão abandonado aquele país e estão agora a viver em outros territórios, como a Colômbia, e precisam de uma intervenção urgente para poderem reordenar as suas vidas.

Eugénio Fonseca realça que esta mudança não significa que a Cáritas Portuguesa vai deixar de ouvir os apelos dos emigrantes portugueses atualmente em dificuldades na América Latina.

“Vamos ter que ver de outra forma, em articulação com a Secretaria de Estado das Comunidades, sabendo em que medida é que podemos substituir a verba dos 35 por cento por outras verbas, pedindo apoios a entidades e vendo também dentro da nossa própria rede. Mas não estamos esquecidos dos nossos concidadãos que estão a sofrer refugiados na Colômbia”, salientou.

A campanha ’10 milhões de Estrelas’, da Cáritas Portuguesa, vai ser lançada a 19 de novembro na igreja de São Roque, em Lisboa, na mesma data do primeiro Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco.

JCP

Check Also

24 de março de 2024 – Domingo de Ramos na paixão do Senhor – Ano B

A cruz era o instrumento mais cruel e horrível dos suplícios, era a pena capital …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.