Pastoral Familiar
Preparação e Organização
A ação pastoral familiar será efetiva se houver uma articulação estreita com as pastorais afins (catequese, juventude, vocações…) e movimentos que atuem nas e com as famílias.
Para responder à prioridade constante em todos os planos de Pastoral, criem-se uma equipa de Pastoral Familiar na Paróquia.
Criem-se equipas diversificadas para atuarem nos vários campos e situações familiares,
As equipas sejam preparadas para atuarem com competência e poderem responder aos desafios da família, independentemente de sua constituição ou forma de relação.
Pessoas especializadas e bem preparadas, técnicas modernas de comunicação e recursos didático-pedagógicos ajudem na operacionalização desta ação pastoral.
Conteúdo
O elemento básico dos conteúdos de ação da Pastoral Familiar é a realidade da família: o namoro, a sexualidade, o sacramento do matrimónio, a paternidade responsável, os métodos contracetivos, o aborto, o divórcio, as drogas, a relação entre pais e filhos, o relacionamento conjugal, e outros.
A Bíblia e os documentos do magistério sejam fontes principais para projetos de formação e atualização dos componentes das equipes de Pastoral Familiar.
As equipas da pastoral familiar devem conhecer os direitos e deveres da família assegurados por lei, para melhor atuarem no campo social.
A família é o lugar privilegiado para o anúncio, o acolhimento, a vivência e a celebração do mistério cristão e a defesa da vida.
Celebração
Os momentos significativos da vida das famílias sejam celebrados no lar, e tenham espaço destacado nas celebrações litúrgicas das comunidades.
A Semana da Família seja uma ocasião especial de reflexão e de celebração na comunidade.
Vivência e Apostolado
O acompanhamento das famílias novas é um desafio que precisa ser enfrentado com coragem e organização.
As equipes de pastoral não se omitam quando o campo de atuação estiver fora do ambiente religioso.
A Pastoral Familiar, como berço da formação cristã, proporcione, conjuntamente com a Catequese, condições para as famílias dos catequizandos da 1ª Comunhão Eucarística e Crisma e encontros periódicos com os pais para maior aprofundamento e vivência.
Equipa da Pastoral Familiar:
Assistente Espiritual – Pe. Rui Barros
Cristina e António Pereira
Manuela e Pedro Barbosa
Lucília e José Leal
Graciete e Rogério Egídio