O presidente do Conselho Pontifício para a Família D. Vicenzo Paglia é um dos conferencistas nas jornadas de formação do clero das dioceses do Sul que decorrem, entre 25 e 28 de Janeiro, no Algarve.
O Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) promove, pelo 9º ano consecutivo, a actualização das dioceses de Évora, Beja e Algarve com umas jornadas dedicadas ao tema “Família: Centralidade, Renovação e Continuidade”.
Este ano, a pedido do bispo de Setúbal, D. José Ornelas, as jornadas vão também contar com a participação dos sacerdotes da diocese sadina.
Em declarações à Renascença, o presidente do ISTE indica que o tema escolhido surge no seguimento do “recente sínodo dos bispos que se debruçou sobre a realidade familiar”, reflectindo as preocupações sentidas pelos sacerdotes na região Sul do país.
“O programa que elaborámos tem em conta a realidade da família, o desígnio de Deus sobre a família e o que é que a Igreja pode propor e responder aos casais e às estruturas familiares no sentido de os levar a viver a fé em Jesus Cristo”, aponta o cónego José Morais Palos.
O presidente do Conselho Pontifício para a Família D. Vicenzo Paglia vai dar o seu contributo para a reflexão através das várias conferências agendadas no programa sob os temas “Luzes e sombras da Família no Mundo actual”; “Família: Renovação na continuidade. O que pode mudar?”; “Família e Natalidade. Que desafios para a Igreja?” e “Sínodo: as questões de fronteira? Que futuro para a família?”.
Rosalina Pisco Costa, do departamento de sociologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, o investigador José Eduardo Franco e Paulo Jorge Henriques, presidente da equipa nacional dos Centros de Preparação para o Matrimónio estão entre os conferencistas convocados para esta actualização do clero, que conta com um número recorde de participantes.
“Temos inscritos 111 participantes, o que faz desta semana e destas jornadas um acontecimento com uma dimensão muito interessante”, sublinha José Morais Palos.
Os trabalhos encerram no dia 28, quinta-feira, com o painel “Olhares sobre a Pastoral Familiar nas nossas Dioceses. Boas práticas e desafios a enfrentar”, com a participação das equipas da pastoral familiar das dioceses do Algarve, Beja e Évora.
Fonte:
http://rr.sapo.pt/noticia/44992/padres_do_sul_reflectem_sobre_os_desafios_da_familia