O Secretariado Nacional de Liturgia editou ontem um subsídio preparado pelo padre Carlos de Aquino para ajudar as famílias a viver a Semana Santa em tempo de pandemia, estando suspensas as celebrações comunitárias.

A publicação, intitulada “Na esperança que sustenta a casa”, de 75 páginas, contempla celebrações simples, para serem realizadas em casa, fundamentadas nas leituras bíblicas e enriquecidas com simbólica própria, com recurso a objetos simples, para o Domingo de Ramos e para o Tríduo Pascal, de Quinta-feira Santa a Sábado Santo.

Na Quinta-feira Santa, a celebração, que pode ser feita no contexto de uma refeição ou não, está inspirada no Seder Pascal judaico (refeição celebrativa que marca a festa pascal dos judeus que esteve na origem na Páscoa cristã).

Para a Sexta-feira Santa é ainda proposta uma via-sacra que consiste em acompanhar espiritualmente o trajeto que Jesus percorreu até à morte, sepultura e ressurreição, com momentos de meditação e oração ao longo de 15 estações.

A ideia de elaboração da proposta partiu do sacerdote da Diocese do Algarve que foi acolhida pelo Secretariado, através do seu presidente, D. José Cordeiro.

O sacerdote apresenta ainda uma outra proposta mais simples de dinâmica familiar para a Semana Santa (ver abaixo) que pode complementar e que todos poderão realizar.

O sacerdote adiantou que durante o tempo pascal deverá ser também publicada uma Via Lucis, composta pelos quadros que representam a ressurreição de Jesus Cristo.

DINÂMICA SEMANA SANTA

SEGUNDA-FEIRA
“Fiz de ti a aliança do Povo e a luz das nações” (Is 42, 6)
– Acender uma vela junto da Cruz e rezar pela Família

TERÇA-FEIRA
“Darás a vida por Mim?” (Jo 13, 38)
– Escrever o que mais custa converter e rezar

QUARTA-FEIRA
“Ele desperta os meus ouvidos para escutar como escutam os discípulos” (Is 50, 4)
– Ler de modo orante: Jo 13, 33-35

QUINTA-FEIRA SANTA
“Também vós deveis lavar os pés uns aos outros” (Jo 13, 14)
– Rezar à refeição com a Família

SEXTA-FEIRA SANTA
“Pai nas vossas mãos entrego o meu Espírito” (Sl 30)
– Contemplar a Cruz em silêncio e rezar por todos os que sofrem

SÁBADO SANTO
“Não tenhais medo. Não está aqui. Ressuscitou!” (Mt 28, 5)
– Rezar com Maria um mistério do Terço pela Vida

DOMINGO DE PÁSCOA
“ Fica connosco, Senhor, o dia declina” (Lc 24, 29)
– Cantar em família o Pai Nosso

Fonte: https://folhadodomingo.pt