Padre António Martins substitui D. José Tolentino Mendonça na capela do Rato

O cardeal-patriarca de Lisboa nomeou ontem o padre António Manuel Martins, sacerdote da Diocese do Algarve e professor na Universidade Católica Portuguesa, como capelão da igreja de Nossa Senhora da Bonança, ao Rato.

D. Manuel Clemente presidirá no próximo domingo, 22 de julho, à eucaristia de tomada de posse do padre António Manuel Martins que sucederá assim a D. José Tolentino Mendonça na capelania da capela do Rato, em Lisboa.

“É com muita alegria que a comunidade da Capela do Rato acolhe o seu novo capelão, Padre António Martins”, reagiu na sua página na internet a capelania que acolhe uma comunidade cristã situada na malha urbana da cidade de Lisboa, em pleno Largo do Rato.

Ao Folha do Domingo, o próprio padre António Martins, de 55 anos, considerou esta nomeação, acertada pelo Patriarcado de Lisboa com a Diocese do Algarve, “um desafio” e “uma imensa responsabilidade”.

Natural de São Bartolomeu de Messines, o padre António Martins foi ordenado em 1989 por D. Manuel Madureira Dias, tendo sido nomeado naquele ano pároco “in solidum” das paróquias de Loulé. Foi pároco de Boliqueime e, em 1992, nomeado pároco do então vicariato do Montenegro (hoje paróquia). Mais tarde viria a ser nomeado vigário paroquial das comunidades de Loulé.

O sacerdote foi ainda assistente da antiga AJUC – Associação de Jovens Universitários Cristãos, percursora da atual Capelania da Universidade do Algarve, entre 1992 e 1997.

Atualmente é docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e foi membro da direção daquela instituição na qualidade de secretário, de 2009 a 2014. É membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia. É membro do Grupo de Trabalho do Serviço de Pastoral para as Pessoas com Deficiência, da Conferência Episcopal Portuguesa. Colabora com a Capelania do Hospital de Santa Maria e a Pastoral da Saúde a nível da Formação. É investigador no Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião como investigador.

Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica em 1987, obteve, em 2003, o doutoramento em Teologia Dogmática, na área da antropologia teológica, pela Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Fonte: https://folhadodomingo.pt