OS VIZINHOS DO PRÉDIO

Nas grandes cidades, os prédios erguem-se em altura e cada qual vive no seu apartamento, desconhecendo quem vive próximo. É o triste anonimato. Contamos um testemunho que vai contra a corrente.

Marta teve de sair com os filhos do seu apartamento para um mais barato. Ao chegar com a mobília, nenhum dos moradores quis saber se precisava de ajuda.

Ao ver tanta indiferença, a ponto de não se interessarem por saber pelo menos o seu nome e de a saudarem, decidiu mudar esta triste situação.

Foi bater à porta de cada apartamento e apresentou-se:

– Eu sou a Marta. Venho apresentar-me como a nova vizinha do segundo direito. Estes meus filhos são o João e a Ana Rita.

Era o início de uma conversa que serviu para quebrar o gelo inicial. Quando se encontravam no elevador ou na escada, já se ouviam as saudações: «Bom, dia, senhora Marta!» «Olá, senhor Serafim, como tem passado?».

O prédio passou a ser mais humano, pois havia ali pessoas em relação.

«ALGUÉM ESTÁ DOENTE?»

Um dia, veio nos jornais que tinha sido encontrada num prédio uma pessoa que vivia só e devia ter morrido há vários dias.

Foi uma boa razão para Marta falar com o responsável do condomínio e propor:

– Não acha que seria necessário fazer uma reunião com todos os que habitam o prédio? O assunto será este: «Os nossos vizinhos».

Ele concordou. A reunião fez-se, apresentaram-se problemas e também muitas sugestões. Ficou decidido o seguinte: «Daqui em diante, nenhuma família se irá deitar sem saber se o seu vizinho do mesmo andar está bem de saúde».

Passadas algumas semanas, quando se juntaram para um primeiro lanche de convívio, ninguém se sentiu desconhecido. Partilharam os alimentos e conviveram até às tantas.

Graças à iniciativa de Marta, derrubaram-se os muros da desconfiança e do medo e criou-se um ambiente de amizade e de alegria.

 

 

Fonte:

Jornal Cavaleiro da Imaculada

Ano 55| nº 977| agosto de 2015

Check Also

14 abril de 2024 – 3º Domingo da Páscoa -Ano B

“Testemunhando a fé no nome de Jesus ressuscitado”. Hoje, no terceiro Domingo da Páscoa, encontramos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.