OS ÚLTIMOS SACRAMENTOS

A proximidade do fim do ano litúrgico lembra-nos também o nosso fim sobre a terra. E isto leva-nos a falar do que se costuma chamar os últimos sacramentos, que muitas pessoas pensam ser o Sacramento da Penitência (a Confissão), a Unção dos Doentes e a Comunhão. Na prática, é assim, mas convém rever essa maneira de falar e compreender o que são os sacramentos da vida sobre a terra.
Em primeiro lugar, é preciso recordar que o sacramento que todo o cristão deve receber (se lhe for possível) no fim da vida, é o Viático, ou seja a Eucaristia. Esta é normalmente precedida do Sacramento da Reconciliação ou da Penitência, estes são os últimos sacramentos, que convém receber enquanto se está com capacidade para tal. A Eucaristia, quando recebida em perigo de vida, recebe também o nome de Viático, ou seja, o alimento para a viagem, o Pão daquele que caminha ao nosso lado para a passagem, para caminharmos com Jesus Cristo, para o Pai.
A Unção dos Doentes é, como o nome indica, sacramento para os doentes, e não necessariamente só para os moribundos. É lícito e completamente normal receber a Santa Unção dos doentes “quando o fiel começa, por doença ou velhice, a estar em perigo de vida”. Mas não é normal deixar para os últimos momentos estes sacramentos, pois que ele também se orienta para o alívio da doença. Os cristãos deviam estar mentalizados para o receberem e mesmo pedirem, eles próprios, os sacramentos, quando se encontram doentes, até para que as outras pessoas, familiares e amigos não se sintam com receio de fazer mal aos doentes, ao pretenderem sugerir-lhes que os recebam. Peçamos a Deus que nos dê a graça de podermos receber, no fim da vida, o sacramento da Reconciliação, a Unção dos Doentes e a Eucaristia, como Viático.

Fonte:
Revista Rosário de Maria