Os teus pecados estão perdoados

1. No Sacramento da Reconciliação, pelo poder dado por Cristo aos Apóstolos e seus sucessores, acontecem três coisas maravilhosas: o pecador recupera, pela Graça medicional, a participação na vida divina, é acolhido pelo Pai como o filho pródigo; e é reconciliado com a comunidade eclesial, também ofendida pelo pecado.

1. Para que seja completo e perfeito o perdão dos pecados, três coisas são exigidas ao penitente: a contrição, a confissão e a satisfação. De todas a mais importante é a contrição, porque esta é a outra face do amor e o amor está sempre em primeiro lugar. Contrição é a dor dos pecados e arrependimento sincero por ter ofendido a Deus a quem desejamos amar acima de tudo.

1. Embora a «Contrição perfeita» restitua imediatamente a Graça de Deus, a Igreja ensina que é necessário, por lei divina, confessar ao sacerdote, logo que possível, todos os pecados graves cometidos depois do Batismo. Por outro lado, a verdadeira dor dos pecados há-de traduzir-se em atos penitenciais não só para a expiação da pena devida pelos pecados, mas sobretudo como expressão do nosso desejo de ascese cristã e de caminhada de conversão.