Os teus pecados estão perdoados

  1. No Sacramento da Reconciliação, pelo poder dado por Cristo aos Apóstolos e seus sucessores, acontecem três coisas maravilhosas: o pecador recupera, pela Graça medicional, a participação na vida divina, é acolhido pelo Pai como o filho pródigo; e é reconciliado com a comunidade eclesial, também ofendida pelo pecado.

 

  1. Para que seja completo e perfeito o perdão dos pecados, três coisas são exigidas ao penitente: a contrição, a confissão e a satisfação. De todas a mais importante é a contrição, porque esta é a outra face do amor e o amor está sempre em primeiro lugar. Contrição é a dor dos pecados e arrependimento sincero por ter ofendido a Deus a quem desejamos amar acima de tudo.

 

  1. Embora a «Contrição perfeita» restitua imediatamente a Graça de Deus, a Igreja ensina que é necessário, por lei divina, confessar ao sacerdote, logo que possível, todos os pecados graves cometidos depois do Batismo. Por outro lado, a verdadeira dor dos pecados há-de traduzir-se em atos penitenciais não só para a expiação da pena devida pelos pecados, mas sobretudo como expressão do nosso desejo de ascese cristã e de caminhada de conversão.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.