O projeto de Deus Criador e Redentor

A beleza da mensagem bíblica sobre a família tem a sua raiz na criação do homem e da mulher, ambos criados à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1,24-31;2, 4b-25). Ligados por um vínculo sacramental indissolúvel, os esposos vivem a beleza do amor, da paternidade, da maternidade e da dignidade suprema de participar deste modo na obra criadora de Deus.
No dom do fruto da sua união, eles assumem a responsabilidade do crescimento e da educação de outras pessoas, para o futuro do género humano. Através da procriação, o homem e a mulher realizam na fé a vocação de ser colaboradores de Deus na preservação da criação e no desenvolvimento da família humana.
João Paulo II comentou este aspeto na Familiaris Consortio:

«Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (cf.Gn 1, 26 s.): chamando-o à existência por amor, chamou-o ao mesmo tempo ao amor. Deus é amor (1 Jo 4,8) e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Criando-a à sua imagem e conservando-a continuamente no ser, Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação e, assim a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão (cf. Gaudium et spes, 12). O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação de cada ser humano».

III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos (documento preparatório).

Check Also

“O monsenhor José Pedro já vive na comunhão dos santos”

Diocese do Algarve despediu-se do seu antigo vigário-geral, vigário da pastoral e reitor do Seminário …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.