O Génesis narra a criação do mundo em sete dias. Jesus disse a Pedro para perdoar setenta vezes sete. Antes de morrer na cruz, Jesus disse sete palavras ou frases.
Os dons do Espírito Santo são sete: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. Os sacramentos são sete: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Reconciliação, Unção dos Doentes, Ordem e Matrimónio.
Também as obras de misericórdia são sete: sete corporais e sete espirituais. As corporais são: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir o nu, acolher os peregrinos, visitar os doentes, visitar os presos e enterrar os mortos.
Não falamos das sete cores do arco-íris nem dos sete dias da semana.
AS SETE MARAVILHAS
Um dia o professor encarregou os alunos de fazer uma lista das sete atuais maravilhas do mundo. De entre as listas, uma chamou a atenção de todos. A aluna disse:
-Para mim, as sete maravilhas do mundo são: ver, ouvir, falar, saborear, cheirar, respirar e amar.
Esta lista não fala em monumentos grandiosos deste planeta mas é verdadeira. Nunca nos cansaremos de louvar o Senhor por estes sete dons, isto é, pelo dom da vida. É um dom maravilhoso.
Como resposta a este dom, queremos desenvolver ao longo dos dias estas sete maravilhas, sobretudo a última: amar a Deus e ao próximo. São João, numa das suas cartas convida-nos a ser perfeitos no amor.
Fonte:
Jornal Cavaleiro da Imaculada
nº 988| julho de 2016| ano 56