Novo itinerário catequético desenvolvido pelas Edições Salesianas foi apresentado em Faro

As Edições Salesianas vieram no passado dia 7 deste mês ao Algarve realizar uma ação de formação para cerca de 60 catequistas e animadores de grupos de jovens sobre o ‘Ligações’, o novo projeto daquela editora que visa contribuir para a formação cristã de crianças, adolescentes e jovens dos 6 aos 18 anos.

Na formação que teve lugar no salão paroquial de São Luís, em Faro, o diretor editorial das Edições Salesianas e coordenador do projeto explicou que este tem como destinatária a designada ‘Geração Z’ ou ‘iGeneration’ (‘iGen’), nascida entre 1995 e 2010, que disse ser “mais bem-comportada” que as anteriores por começar a “beber muito mais tarde”, ter “menos acidentes de moto” e começar “mais tarde” a vida sexual.

O padre Rui Alberto, doutorado no âmbito da Teologia com especialidade em Pastoral Juvenil e Catequética, frisou que o projeto não pretende romper com o itinerário catequético existente, mas surge numa linha de continuidade e complementaridade, aproveitando o que de bem está feito.

Aludindo à importância da realização de jogos e dinâmicas no âmbito da experiência humana realizada no início de uma catequese, para a integração e construção de um espírito de grupo, o sacerdote enfatizou também os momentos do anúncio da palavra e da expressão de fé, apresentando os conteúdos e os materiais daquele projeto, lançado o mês passado.

Para além dos catecismos para catequizandos e dos guias dos catequistas, o editor lembrou ainda que fazem também parte daquele itinerário de educação à fé materiais complementares para aqueles educadores. O ‘Livro Zero’ de formação base para o catequista, os ‘Livros Extra’ com propostas complementares às catequeses, o site de apoio formativo para os catequistas, o cd-áudio com músicas para dinamizar os encontros, o DVD com filmes e vídeos de apoio e os materiais gráficos úteis às reuniões, são alguns desses apoios.

O padre Rui Alberto adiantou ainda que o projeto contou com colaboradores de vários países como a Costa Rica, a Espanha, a Nigéria, a Nova Zelândia ou a Roménia. O trabalho de ilustração, por exemplo, ficou a cargo do espanhol Patxi Velasco, conhecido como ‘Fano’, um dos ilustradores mais reconhecidos do panorama religioso atual que fez questão que a verba decorrente dos direitos de autor do seu trabalho revertesse na totalidade para uma obra social da Igreja.

Atualmente estão já lançados os materiais do 4º, 7º e 10º anos. A editora conta na próxima primavera fazer o lançamento do 1º ano, 2º, 5º, 8º e 11º anos e, “daqui por um ano e meio” lançar os últimos manuais deste projeto de formação que vai até aos 18 anos.

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.