MENSAGEIROS DA VIDA

Marcado pela simplicidade e espontaneidade do seu viver, sempre iluminado pela sua fé profunda e confiança inquebrantável na presença e força do Espírito Santo, que continua a guiar, renovar e fortalecer a Igreja de Deus, o Papa Francisco vem-nos despertar para uma consciência missionária mais madura e responsável. Fá-lo agora na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões.

Nesta comemoração, é a Igreja, como Comunidade do Povo de Deus em comunhão com o papa, que nos recorda a nossa verdadeira identidade de cristãos. O desafio é sermos testemunhas da verdade, do bem e da vida. Diz o Papa Francisco: «Queridos irmãos e irmãs! Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo. Por isso, continua a revestir-se de grande urgência a missão ad gentes, na qual são chamados a participar todos os membros da Igreja, pois esta é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu “em saída”».

IR SEMPRE MAIS ALÉM

Nós sabemos que é a experiência viva cativante e renovadora do amor de deus que nos acolhe, nos renova e nos lança em missão. É como que um desejo firme de crescer na alegria de viver à luz da Palavra de Deus num compromisso pessoal e comunitário de fidelidade. Nós, cristãos, sabemos que a boa nova de Jesus só pode ser fruto de uma partilha aberta e desafiadora.

É esta certeza da predileção de Deus pela humanidade que nos impele a um empenho contínuo em ir ao encontro dos irmãos e irmãs, num desejo firme de partilhar a sua vida, não só com amigos, mas como irmãos em Cristo e filhos do mesmo Pai, pelo vínculo do Espírito Santo. Este compromisso cria e alimenta nos discípulos de Jesus uma alegria que contagia. Escreve o Papa Francisco: «Trata-se de uma ocorrência permeada de graça e alegria: de graça, porque o Espírito Santo, enviado pelo Pai, dá sabedoria e fortaleza a quantos são dóceis à sua ação; de alegria, porque Jesus Cristo, Filho do Pai, enviado a evangelizar o mundo, sustenta e acompanha a nossa obra missionária».

ESCUTAR O CORAÇÃO

O encontro com Deus possibilita uma presença que cura, alimenta, sacia e dá nova vida. É a presença de Jesus que reabilita os nossos sentidos e, assim, permite a cada pessoa chegar a decisões mais verdadeiras, válidas e viáveis: a busca de sentido para a vida e de felicidade para todos compromete todas as pessoas e a pessoa inteira.

A nossa fé é dom que leva ao encontro, e é fruto de uma resposta que se inicia com um chamamento. Tudo começa no desejo de Deus de partilhar a Sua vida para melhor fazer parte das nossas vidas. Sim, o verdadeiro segredo é reconhecer as pegadas de Deus, a Sua presença, no nosso dia a dia, no real; sempre num processo de construção de uma história de amor e de vida. Neste compartilhar, Deus não manipula o ser humano, mas acolhe-o, respeita-o, regenera-o e aponta um novo caminho:

«Vem e segue-me.»

Diz-nos ainda o Papa Francisco: «A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo renasce sem cessar a Igreja».

Fonte:

Jornal Família Comboniana