Jubileu do Corpo Nacional de Escutas celebra-se em Vila Real de Santo António com cerca de 2.000 escuteiros

A Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (CNE), em colaboração com a Diocese do Algarve, promove no próximo sábado, 27 de fevereiro, a celebração do Jubileu do CNE que se assinala no âmbito do presente Ano Santo da Misericórdia (dezembro de 2015 a novembro de 2016).

A iniciativa, que se realiza também no âmbito do 159º aniversário natalício de Baden-Powell, o fundador mundial do escutismo, ocorrido na passada segunda-feira, terá lugar em Vila Real de Santo António.

A jornada, sob o lema “Edificar um mundo melhor”, terá início às 9h, na Praça Marquês de Pombal, com o acolhimento aos cerca de 2.000 escuteiros. A partir das 10h, haverá jogos de cidade subordinados a um imaginário que tem como tema principal a história de Vila Real de Santo António.

No período da tarde terá lugar às 14h30 no Pavilhão Multiusos, no Complexo Desportivo Municipal, a eucaristia presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Depois da missa, será assinado um contrato de comodato entre a Câmara Municipal de VRSA e o CNE, com vista a ceder as instalações para a futura sede do Agrupamento 1370 de VRSA.

Atualmente, o movimento escutista conta com mais de 30 milhões de elementos no ativo, dispersos por 216 países do mundo. O CNE foi fundado no dia 27 de maio de 1923, por ação de D. Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga, e está atualmente presente em todas as dioceses de Portugal, registando um efetivo de 73.000 associados (59.000 crianças e jovens e 14.000 adultos), sendo que no Algarve são cerca de 2.200 pertencentes a 33 agrupamentos.