Jornada de Pastoral Litúrgica da Igreja algarvia sobre “Liturgia e Espiritualidade” já arrancou

Arrancou esta manhã a Jornada de Pastoral Litúrgica sobre o tema “Liturgia e Espiritualidade: «Por Cristo, com Cristo e em Cristo», promovida pela Diocese do Algarve.

Na abertura da iniciativa de formação que está a decorrer no Centro Pastoral de Pêra, Promovida pelo Departamento da Pastoral Litúrgica da diocese algarvia, o bispo do Algarve considerou o tema da mesma “muito central, fulcral e convergente de toda a liturgia”. “A liturgia sem espiritualidade será um gesto vazio, palavras loucas, sem sentido, sem conteúdo”, advertiu D. Manuel Quintas, lembrando que, de certa maneira, as duas dimensões “complementam-se, complementam-se, enriquecem-se mutuamente, existem uma para a outra e não podem ser vistas de modo separado”.

A jornada litúrgica, que está a ser participada por cerca de 150 pessoas de todo o Algarve, voltou este ano a realizar-se em separado das dimensões bíblica e sociocaritativa que nos últimos dois anos levou à realização de uma jornada teológico-pastoral em conjunto. “Chegou-se à conclusão que era mais enriquecedor voltar ao modelo antigo. Parece que se perdia muito em conteúdo”, explicou o prelado.

Do programa constam três conferências, a primeira apresentada pelo padre Flávio Martins sobre o tema “Presença e Celebração da Palavra na Liturgia”, a segunda apresentada pelo padre Carlos de Aquino sobre o tema “O espaço litúrgico como experiência mistagógica” e a terceira apresentada pelo padre Nelson Miguel sobre o tema “A música litúrgica – expressão de fé de uma assembleia orante”.

A formação destina-se a todos os que exercem algum serviço litúrgico nas paróquias (leitores, ministros extraordinários da comunhão, animadores da assembleia dominical e acólitos), particularmente aos grupos corais, salmistas e músicos e aos responsáveis paroquiais pela defesa e promoção do património paroquial.

Fonte: https://folhadodomingo.pt