Igreja/Portugal: Conferência Episcopal em eleições para órgãos de direção

Assembleia Plenária vai debater ainda documentos sobre incêndios e catequese

Lisboa, 18 abr 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se em Fátima de 24 a 27 de abril numa Assembleia Plenária com eleições para a presidência e as direções das comissões do organismo católico, no triénio 2017-2020.

A 191.ª Assembleia Plenária da CEP vai ainda debater uma carta pastoral sobre a Catequese, uma nota sobre os incêndios e a Pastoral nas prisões, além de prosseguir a reflexão sobre a Exortação Apostólica ‘Amoris laetitia’, do Papa Francisco, sobre a Família.

Em cima da mesa está ainda a celebração do Centenário das Aparições e a visita do Papa em Fátima, a 12 e 13 de maio.

A sessão de abertura, com intervenção de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP, está marcada para as 16h00 de segunda-feira.

Após o encerramento da Assembleia, a 27 de abril, vai ter lugar pelas 14h30 uma conferência de imprensa na qual será apresentado o comunicado final dos trabalhos.

De acordo com os estatutos da Conferência Episcopal, aprovados em novembro de 2010, o presidente e vice-presidente vão ser eleitos entre os 21 bispos das duas dezenas de dioceses territoriais e do Ordinariato Castrense (Forças Armadas e de Segurança).

A CEP foi formalmente reconhecida a seguir ao Concílio Vaticano II, em 1967, com a ratificação pela Santa Sé dos primeiros Estatutos aprovados na Assembleia Plenária de 16 de maio.

OC