Igreja/Portugal: Papa nomeia novo bispo para Diocese de Viseu

D. António Luciano dos Santos Costa sucede a D. Ilídio Leandro, que renunciou por motivos de saúde

Foto: Francisco Barbeira/Jornal «A Guarda»

Lisboa, 03 mai 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco nomeou hoje como bispo de Viseu o cónego António Luciano dos Santos Costa, de 66 anos, vigário episcopal para o Clero da Guarda, sucedendo a D. Ilídio Leandro, que renunciou por motivos de saúde.

A informação foi comunicada à Agência ECCLESIA pela Nunciatura Apostólica em Portugal.

A ordenação episcopal está marcada para o dia 17 de junho, às 16h00, na Sé da Guarda; o início da atividade pastoral como bispo de Viseu acontece a 22 de julho.

O novo bispo português nasceu a 26 de março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), Distrito e Diocese da Guarda.

D. António Luciano dos Santos Costa, o mais velho de sete irmãos, trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra; depois de cumprir o serviço militar em Moçambique, retomou funções nos Hospitais da Universidade de Coimbra, completando a formação em Enfermagem.

Entrou no seminário aos 28 anos, iniciando o percurso para a formação sacerdotal no ISET (Coimbra), no ano letivo de 1980/1981, continuando-o no Seminário da Guarda; foi ordenado diácono a 8 de dezembro de 1984 e padre a 29 de junho de 1985, na Catedral da Guarda.

Após a ordenação, estudou Teologia Moral em Roma, na Academia Alfonsiana, concluindo a Licenciatura Canónica com uma dissertação sobre o pensamento e obra de Bernard Haering, ‘Ser Livre em Cristo, Projeto Responsável do Homem’; fez ainda estudos em Bioética, no Centro de Bioética da Faculdade de Medicina, Hospital de Santa Maria (Lisboa).

Na Diocese da Guarda, onde era vigário episcopal para o Clero, tinha as missões de administrador paroquial das paróquias do Vale do Mondego (Pero Soares, Vila Soeiro, Misarela, Faia, Cavadoude Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Porto da Carne); capelão do Hospital Distrital da Guarda; juiz do Tribunal Eclesiástico, membro do Cabido e do Conselho Presbiteral.

O percurso do novo bispo passou, entre outros encargos, pela equipa formadora do Seminário Maior, a Capelania do Estabelecimento Prisional, a docência de Educação Moral e Religiosa Católica, de Teologia Moral, de Doutrina Social da Igreja, Ética e Bioética e de Deontologia Profissional e Ética.

D. António Luciano dos Santos Costa acompanhou ainda, na Covilhã, o trabalho pastoral no mundo universitário.

A Diocese de Viseu tem uma população de mais de 260 mil pessoas, com uma percentagem superior a 90% de católicos; o território de 3400 quilómetros quadrados tem 208 paróquias, servidas por mais de 130 padres diocesanos e cerca de dezena e meia de sacerdotes de institutos religiosos.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.