Igreja/Portugal: Conferência Episcopal destaca «passo importante» para a beatificação da Irmã Lúcia

Episcopado católico manifesta «grande alegria», após reconhecimento das virtudes heroicas da religiosa carmelita e vidente de Fátima

Lisboa, 22 jun 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje “grande alegria” pelo reconhecimento das virtudes heroicas da Irmã Lúcia (1907-2005), destacando que a decisão do Papa representa um “passo importante” para a beatificação da religiosa carmelita e vidente de Fátima.

“Neste momento de jubilosa celebração, a Conferência Episcopal manifesta particular sintonia com a Ordem dos Carmelitas Descalços e com o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, desejando que o processo em curso, na oração e no estudo, conduza brevemente à Beatificação da Irmã Lúcia”, refere uma nota do episcopado, enviada à Agência ECCLESIA.

O Papa aprovou esta manhã a publicação do decreto que reconhece as virtudes heroicas da Irmã Lúcia, que passa a ser designada como “venerável”.

Esta é uma fase do processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade; para a beatificação, é agora necessária a aprovação de um milagre atribuído à intercessão da religiosa carmelita.

“É com grande alegria que a Conferência Episcopal Portuguesa acolhe a decisão do Santo Padre de promulgar hoje o Decreto sobre as Virtudes Heroicas da Serva de Deus Lúcia de Jesus, nascida a 28 de março de 1907 em Aljustrel e falecida a 13 de fevereiro de 2005 no Carmelo de Santa Teresa em Coimbra”, indica a CEP.

Trata-se de um passo importante no processo de beatificação e canonização da Serva de Deus Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, que passará a ser designada como ‘venerável’. Que a vida e as virtudes da Irmã Lúcia sejam cada vez mais conhecidas e fomentadas entre o Povo de Deus, a fim de ser declarada como modelo de santidade”.

Para a etapa de beatificação é necessária a aprovação de um milagre atribuído à intercessão da vidente de Fátima.

“A Causa ganha, assim, um novo impulso, esperando-se agora um milagre que, uma vez aprovado, levará à sua Beatificação e, um outro que levará à Canonização. Pedimos a todos os que se sentem tocados pela Luz de Jesus que se reflete na sua vida, que a ela recorram com fé e confiança a fim de Deus nos conceder o tão desejado milagre”, referem os responsáveis pelo processo, em nota divulgada online.

A fase diocesana do processo de beatificação e canonização da Irmã Lúcia de Jesus chegou ao fim a 13 de fevereiro de 2017, na igreja do Carmelo de Coimbra.

O processo implicou a análise de milhares de cartas e textos, além da auscultação de 61 testemunhas.

Lúcia Rosa dos Santos, a irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, faleceu a 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos de idade, depois várias décadas vividas em clausura no Carmelo de Coimbra.

Este processo teve início em 2008, três anos após a sua morte, tendo na altura o agora Papa emérito Bento XVI dispensado o período de espera de cinco anos determinado pelo Direito Canónico.

Francisco e Jacinta Marto, os outros dois videntes de Fátima, foram canonizados pelo Papa Francisco, na Cova da Iria, a 13 de maio de 2017.

OC

Check Also

Missa de 7º Dia do Monsenhor Cónego José Pedro de Jesus Martins

Missa de 7º Dia pelo Monsenhor Cónego José Pedro de Jesus Martins, na próxima quinta-feira …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.