Igreja/Portugal: Bispos consagraram Igreja Católica ao Sagrado Coração de Jesus

Celebração decorreu no âmbito do Ano Missionário e da celebração dos 175 anos do Apostolado da Oração

Fátima 20 out 2019 (Ecclesia) – Os bispos de Portugal consagraram hoje a Igreja Católica ao Sagrado Coração de Jesus, em Fátima.

“Coração de Jesus, Filho amado do Pai, a Igreja em Portugal Te Louva: damos-Te graças pela tua presença na história que continua a desafiar-nos ao compromisso com o Reino”, disse D. Manuel Clemente, juntamente com 37 bispos portugueses presentes e os peregrinos que participaram na Missa de domingo, em Fátima.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa presidiu à Missa de encerramento do Ano Missionário, no Santuário de Fátima, assinalando também os 175 anos de presença em Portugal do Apostolado da Oração.

“Que, pela oração e pela caridade, aprendamos de Ti a compaixão e a misericórdia e, atentos aos sinais dos tempos, encontremos hoje caminhos renovados de esperança para a nossa humanidade”, continuou o episcopado, diante do monumento ao Sagrado Coração de Jesus, no centro do recinto do Santuário de Fátima.

O Apostolado da Oração, agora Rede Mundial de Oração do Papa, promoveu este sábado, em Fátima, um colóquio sobre a espiritualidade do Coração de Jesus, onde o provincial da Companhia de Jesus disse que é necessário encontrar “os tesouros” desta devoção ainda por mostrar “à fé cristã” e ao mundo.

“As imagens ‘kitsch’ que deixaram de mostrar o afeto essencial tornaram-se indiferentes para muitos que passam ao largo destas imagens, ridicularizando ou rejeitando”, afirmou o padre José Frazão Correia.

Numa conferência sobre a “Atualidade da espiritualidade do Coração de Jesus e desafios pastorais”, o provincial dos jesuítas em Portugal, a que está ligado o Apostolado da Oração, disse que não basta “repetir-se a si mesmo”, mas é preciso “propor novas leituras e contextos” sob o perigo de deixar de “ser símbolo para ser imagem descolorada, imagem abstrata de um amor incapaz de tocar a vida dos crentes”.

PR

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.