Igreja: Fátima acolheu milhares de acólitos em peregrinação nacional

Fátima, 01 mai 2019 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolheu hoje milhares de acólitos das dioceses portugueses para um dia de celebração e convívio, na sua peregrinação anual.

A Missa que congregou os participantes, esta tarde, na Basílica da Santíssima Trindade, foi presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.

O presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade (CELE) centrou a sua reflexão no tema escolhido para a Peregrinação Nacional de Acólitos 2019, “da Missa à Missão”.

“Quem verdadeiramente encontrou Cristo e se encontrou com Ele, tem de O anunciar e testemunhar na simplicidade do quotidiano. Esta é a seriedade simples e bela da Liturgia. A Igreja que anuncia a Palavra, que celebra a Liturgia, é a mesma Igreja ‘em saída’. Podemos, com efeito, dizer que sem Liturgia não há Missão”, sublinhou, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

D. José Cordeiro apresentou a Liturgia como “primeira escola da fé e da vida espiritual” e evocou a figura de São Francisco Marto, pastorinho de Fátima e patrono dos acólitos portugueses, no centenário da sua morte.

“Recordamos o amor que ele tinha à celebração e adoração Eucarísticas e como vivia o ardor missionário no seu coração e testemunhava com coragem e confiança, juntamente com a Jacinta e Lúcia, o que tinham visto e ouvido”, disse.

“A coragem de arriscar pelo Evangelho nos conduza sempre do serviço na missa ao serviço da missão na Igreja e no mundo”, concluiu o presidente da CELE.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.