Igreja: Eleições e abusos de menores na agenda da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa

Reunião do episcopado pode eleger leigo para o secretário e termina com jornada de oração pelas vítimas de abuso

Lisboa, 17 abr 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) inicia hoje a reunião da Assembleia Plenária, onde vão ser realizadas as eleições da presidência, do Conselho Permanente e das comissões episcopais, e vai ser definido o grupo para o acompanhamento de vítimas de abuso.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o secretário e porta-voz da CEP referiu-se à “constituição de um grupo de acolhimento, acompanhamento, com carácter mais autónomo” das vítimas de abuso, tendo sido apontado o nome de Rute Agulhas para a coordenação deste grupo.

A constituição do grupo responsável pelo acolhimento e acompanhamento das vítimas de abusos no seio da Igreja Católica, assim como a sua constituição, vai ser analisada na Assembleia Plenária da CEP que inicia hoje em Fátima e termina com a celebração de uma Eucaristia pelas vítimas de “abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja”, que assinala a jornada nacional promovida pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Em comunicado, a CEP indica que a Eucaristia vai decorrer na Basílica da Santíssima Trindade, às 11h00.

Durante a reunião da Assembleia Plenária do episcopado vai ser eleito o presidente, o vice-presidente e o secretário da CEP, os bispos que integram o conselho permanente, assim como os presidentes das comissões episcopais e os delegados da Conferência Episcopal.

O Conselho Permanente é constituído pelo presidente, o vice-presidente e o secretário da CEP, o patriarca de Lisboa e outros quatro bispos eleitos na Assembleia Plenária.

A Conferência Episcopal Portuguesa tem seis comissões episcopais que coordenam os diferentes setores da pastoral: Educação Cristã e Doutrina da Fé, Pastoral Social e Mobilidade Humana, Vocações e Ministérios, Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Liturgia e Espiritualidade, Laicado e Família e Missão e Nova Evangelização.

As eleições na CEP são trienais, com a possibilidade de reeleição; D. José Ornelas é o atual presidente da Conferência Episcopal e D. Virgílio Antunes o vice-presidente, terminando o primeiro mandato de três anos; o padre Manuel Barbosa cumpre o terceiro mandato como secretário e portavoz.

Após a revisão dos estatutos da Conferência Episcopal Portuguesa aprovados pela Santa Sé no dia 30 de março, um leigo ou uma leiga pode ser eleito para secretário da CEP e este cargo que não está limitado a dois mandatos.

Durante a Assembleia Plenária da CEP vão ser eleitos os bispos delegados para as Relações Bispos/Vida Consagrada; o Magno Chanceler da UCP e Delegado para o Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, que é por inerência o patriarca de Lisboa; o delegado para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE); o delegado para o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que é por inerência o presidente da CEP, indicado também para delegado para o Pontifício Colégio Português.

A CEP convida os órgãos de comunicação social para a sessão de abertura, que decorre esta segunda-feira, às 16h00, na Casa Nossa Senhora das Dores do Santuário de Fátima.

No dia 20, quinta-feira, no encerramento da Assembleia Plenária da CEP, realiza-se uma conferência de imprensa, às 15h00, no Centro Pastoral Paulo VI; antes, às 11h00, é celebrada a Eucaristia pelas vítimas de “abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja”, na Basílica da Santíssima Trindade, por todo o episcopado português.

PR