Realizou-se de 1 a 4 deste mês, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, o 54º Curso de Cristandade de Senhoras.
A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), teve o seu encerramento, presidido pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, no último dia na paróquia de Ferreiras.
O curso contou com uma equipa sacerdotal composta pelos padres Rui Barros e Nuno Coelho com uma equipa de leigos de 13 elementos, que incluiu a reitora Dulce Morgado, sendo participado por 32 senhoras, oriundas das paróquias de Aljezur (incluindo da comunidade do Rogil), Bensafrim, Boliqueime, Faro, Ferreiras, Moncarapacho, Portimão, Tavira e Vila do Bispo, esposas dos elementos que realizaram o último curso de homens.
O encerramento contou também com testemunhos de participantes. Os cursistas presentes no encerramento, na bênção e compromisso que se lhe seguiu, tiveram oportunidade de reviver a clausura e o seu cursilho.
O primeiro cursilho em Portugal realizou-se em 29 de novembro de 1960 e no Algarve ocorreu a 18 de março de 1964, sendo destinado a homens, ao qual se seguiu o primeiro cursilho de senhoras em abril do ano seguinte.
O MCC é um movimento eclesial que propõe uma vivência de vida segundo os fundamentos da fé. Depois da participação num curso ou cursilho (termo adaptado do original espanhol) de três dias e meio, onde é feito o primeiro apelo à fé, os participantes são convidados a continuarem a caminhar em grupo, nas comunidades, realizando encontros (ultreias) onde partilham as suas experiências de fé.
Fonte:https://folhadodomingo.pt/