Igreja: D. Joaquim Mendes encerrou «Fátima Jovem» 2019, que apontou às JMJ de Lisboa

Presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família desafiou jovens católicos a ir «contra a corrente»

Fátima, 05 mai 2019 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF) encerrou hoje na Cova da Iria o ‘Fátima Jovem’ 2019, encontro nacional de jovens católicos, desafiando os participante a ir “contra a corrente”.

“Sigamos Jesus com a alegria e a generosidade de Pedro, caminhando à luz da sua palavra, no serviço aos outros, na prática da misericórdia, no amar como Ele amou, no dom da vida, para sermos felizes no tempo e na eternidade”, referiu D. Joaquim Mendes, numa homilia divulgada pelo Santuário de Fátima e enviada à Agência ECCLESIA.

Na celebração do Dia da Mãe, o bispo auxiliar de Lisboa começou por invocar a “mãe de todos nós”: Nossa Senhora.

“Não é possível olhar para este dia sem reconhecer a grandeza da mãe… Uma sociedade sem mães seria uma sociedade desumana, porque as mães sabem testemunhar, sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação e a força moral”, afirmou.

O presidente da CELF realçou, depois, que “o coração do empenho e missão pastoral é o amor a Cristo”, tal como fora no anúncio dos apóstolos.

“Jesus vem ao nosso encontro no quotidiano da nossa vida, convidando-nos a reconhecer os sinais da Sua presença, a confiar na Sua Palavra, para encher as nossas vidas vazias de uma pesca abundante”, declarou, reforçando a importância da comunidade cristã como lugar onde esta revelação acontece.

D. Joaquim Mendes, um dos coordenadores gerais para o Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, no verão de 2022, assinou o texto orientador do guião da mais recente edição do ‘Fátima Jovem’, que decorreu entre sábado e domingo.

“Vamos pôr-nos a caminho desde agora, de Fátima, em direção à JMJ 2022, fazendo do Fátima Jovem 2019 um momento forte de comunhão eclesial, de celebração da fé, de festa e de alegria, que nos ponha em missão”, escreveu o responsável.

Segundo o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, a iniciativa na Cova da Iria contou com 1550 jovens peregrinos.

O programa contou com XII Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, que foi conquistado pela canção ‘Gerou-se em Mim’ do grupo de jovens ‘Ad Saltum’, Diocese de Vila Real.

OC

Check Also

Nota Pastoral na comemoração dos cinquenta anos do “25 de Abril”

1. Na comemoração do cinquentenário da Revolução de 25 de Abril de 1974 cabe aos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.