Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa vai reunir-se em Fátima

188ª assembleia plenária tem em agenda questões ligadas à recente visita «ad Limina», ao Sínodo sobre a família e a catequese

Lisboa, 05 nov 2015 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se em Fátima, a partir de segunda-feira, na sua 188ª assembleia plenária, para debater, entre outros assuntos, a recente visita ‘ad Limina’ e o Sínodo sobre a família.

A informação foi avançada em comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Geral da CEP.

Os bispos vão discutir “propostas pastorais” no seguimento da visita ao Papa e às instituições da Santa Sé, realizada no início de setembro.

A CEP deve aprovar um documento sobre o tema ‘Catequese: a alegria do encontro com Cristo’.

A reunião inclui momentos de reflexão sobre as conclusões da 14ª Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família (4-25 de outubro de 2015) e a reforma do processo canónico para as causas de declaração de nulidade do Matrimónio, promovida pelo Papa Francisco.

A reunião do órgão máximo do episcopado católico inicia-se na segunda-feira pelas 16h00, com o discurso de D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa e presidente da CEP, momento aberto aos jornalistas.

Depois do encerramento da assembleia, na quinta-feira, está marcada uma conferência de imprensa, às 14h30, na qual será apresentado o comunicado final.

Os trabalhos incluem a partilha de “iniciativas e sugestões” para celebrar o Ano da Misericórdia, bem como informações sobre o Centenário das Aparições e o projeto ‘Caminhos de Fátima’.

Outro dos assuntos em discussão é o programa das próximas jornadas pastorais do episcopado (15-17 de junho de 2015), bem como o 4º Congresso Eucarístico Nacional (10-12 de junho de 2016) e o 51.º Congresso Eucarístico Internacional (Cebu, Filipinas, 24-31 de janeiro de 2016).

Check Also

OFEREÇO-TE A MINHA TRISTEZA

Há quem, por estar triste, julgue que não presta, menos ainda para se dar a …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.