Igreja: Conferência Episcopal Portuguesa inaugura nova sede, em Lisboa

Quinta do Bom Pastor, em Benfica, acolhe serviços centrais do episcopado católico

Lisboa, 16 nov 2017 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) inaugurou hoje as novas instalações dos serviços ligados ao episcopado católico, em Lisboa, onde vão encerrar a Assembleia Plenária de outono.

D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da CEP, disse na sessão solene de inauguração que “há muito Portugal no historial” da construção que agora serve de sede.

“Este momento é um momento muito projetivo daquilo que queremos ser como Conferência, Episcopal, Portuguesa”, declarou.

As novas instalações da CEP estão situadas na Quinta do Bom Pastor, em Benfica, onde já se encontram as rádios do Grupo Renascença Multimédia.

A cerimónia contou com a bênção de imagem de Nossa Senhora de Fátima oferecida pelo Santuário, após a bênção das instalações e descerramento da placa comemorativa.

Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, apresentou a história do edifício, cujo nome atual remonta a um proprietário, de apelido Pastor, conhecido por ser um homem solidário e prestável.

As referências mais antigas ao edifício datam do século XVIII; a propriedade foi passando para diversas mãos até entrar para a posse da Câmara de Lisboa, em 1954, que a vendeu ao Patriarcado, dois anos depois.

Em 1964 foi inaugurada a Casa de Retiros do Bom Pastor pelo cardeal-patriarca D. Manuel Gonçalves Cerejeira, que ali viria a falecer.

A 193.ª Assembleia Plenária da CEP começou na segunda-feira, em Fátima, com o discurso do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Já esta tarde, pelas 15h00, vai ser apresentado o comunicado final dos trabalhos no auditório da Rádio Renascença.

A Conferência Episcopal Portuguesa e os serviços nacionais da Igreja Católica em Portugal – Comissões Episcopais e secretariados dos vários setores da pastoral – têm desde agosto uma nova sede.

A Quinta do Bom Pastor tem dois edifícios: o palacete, onde estão a funcionar os serviços da Conferência Episcopal; e as casas que serviam para cursos e retiros que, após obras de requalificação e a necessária adaptação, foram transformadas nas instalações da Rádio Renascença.

A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século XX, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos.

Entre os serviços acolhidos na nova sede conta-se o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, proprietário da ECCLESIA, que produz e distribui informação em diferentes plataformas: internet (portal de informação agencia.ecclesia.pt e redes sociais), imprensa (semanário digital Ecclesia), rádio (Programa Ecclesia na Antena 1) e televisão (Programas Ecclesia e 70×7 na RTP2).

OC