Igreja algarvia volta a disponibilizar na internet horários e informações da Semana Santa

A Semana Santa, que tem início no próximo dia 9 deste mês, Domingo de Ramos, com a procissão e bênção dos ramos, como evocação da entrada de Jesus em Jerusalém, terá como ponto alto a celebração da Vigília Pascal no próximo dia 15 de abril, na passagem de Sábado Santo para Domingo da Ressurreição. Este acontecimento, que sustenta a sua fé, trata-se da celebração mais importante para os crentes em Jesus Cristo.

A ressurreição do Filho de Deus que assumiu a condição humana e que, creem os fiéis, veio ao mundo para salvar a humanidade, é celebrada um pouco por toda a parte. Para os cristãos é a festa da vitória da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal, da vida sobre a morte. A garantia de que também um dia ressuscitarão para a vida eterna como o seu Senhor e mestre.

O mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo constitui para a Igreja universal o acontecimento que substancia e dá sentido ao seu plano de evangelização, dando prossecução ao mandato de Jesus.

Foto © Samuel Mendonça

A imersão no «coração» das celebrações pascais dá-se na Quinta-feira Santa (13 de abril) com o início do Tríduo Pascal, na Missa vespertina da Ceia do Senhor.

No Algarve, as celebrações de toda a Semana Santa, particularmente as de Sexta-feira Santa, Sábado Santo e Domingo da Ressurreição, multiplicam-se pelas 80 paróquias e vicariatos paroquiais, assumindo particular destaque as que ocorrem na catedral de Faro, por serem presididas pelo bispo da diocese, D. Manuel Quintas.

Consciente da necessidade de chegar ao maior número de fiéis que queiram participar nas celebrações da Semana Santa na região, não só os residentes, mas também tantos milhares de outras pessoas que nesta quadra aproveitam para visitar o Algarve, a Diocese do Algarve, através do seu Setor da Pastoral do Turismo, voltou a disponibilizar os horários das celebrações na totalidade das paróquias algarvias, informação que pode também ser acedida a partir do sítio da Pastoral do Turismo da diocese algarvia na Internet.

Os fiéis poderão ainda, ao longo da Semana Santa, acompanhar a informação noticiosa produzida por Folha do Domingo que irá sendo disponibilizada que incluirá a fotorreportagem com as imagens mais significativas das celebrações presididas pelo bispo da diocese na catedral de Faro.

O Tríduo Pascal tem início na missa vespertina da ceia do Senhor de Quinta-feira Santa, prolongando-se pela Sexta-feira Santa e Sábado Santo com a Vigília Pascal, e consiste no conjunto de celebrações mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica, em que se assinala a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, culminando na Páscoa.