HUMILDADE

Trata-se do sentimento de dependência absoluta de Deus em tudo quanto somos, temos e fazemos. Convição de que sem Ele, sem a Sua graça e a Sua benevolência, seríamos a própria miséria. Um nada.

A humildade é filha da fé. Só o humilde é capaz de fazer atos de confiança. O grau de confiança indica a medida da humildade. Só os verdadeiros humildes podem ver a Deus. Deus esconde-se aos olhos dos soberbos e auto-suficientes e revela-Se aos humildes. E Jesus dá graças a Seu Pai por agir assim: «Eu Te bendigo, Pai, Senhor  do Céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt. 11,25).

A oração não é uma conquista. Não corresponde ao empenho pessoal de determinado esforço de ascese. O método realmente eficaz para esta aprendizagem é um só. Jesus indicou-a diversas vezes explicitamente. «Aquele que se exalta será humilhado e aquele que se humilha será exaltado (Mt. 23,12). Em Mateus este texto está relacionado com a censura do Senhor aos que buscam os primeiros lugares, aos que procuram chamar a atenção sobre si, aos que se julgam melhores do que os seus irmãos… Em Lc. 14,11 Jesus volta a censurar o comportamento daqueles que buscam consideração e destaque, para concluir: «Porque todo aquele que se exalta será humilhado; e todo aquele que se humilha, será exaltado». Depois de contar a parábola do fariseu e do publicano, que foram ao Templo para orar, Jesus conclui: «Este (o publicano) voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado» (Lc. 18,14).

Humildade é atitude natural do homem sincero diante de Deus. Deus é Pai e nós somos realmente Seus filhos. É verdade. Mas não é menos verdadeiro que somos filhos pródigos (Lc. 15,11) e «Homens de lábios impuros» (Is. 6,1-13). Somos devedores, pecadores. Se formos realmente convitos desta nossa condição, teremos vontade de exclamar como Pedro: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador»  (Lc. 5,8). E Ele, na Sua infinita misericórdia, logo nos dirá: «Tem confiança, filho»…).

Check Also

Missa de 7º Dia do Monsenhor Cónego José Pedro de Jesus Martins

Missa de 7º Dia pelo Monsenhor Cónego José Pedro de Jesus Martins, na próxima quinta-feira …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.